Direitos humanos

Governo elabora proposta de combate à fome e à pobreza no Brasil para Aliança Global no G20

Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional vai reunir principais ações das 24 pastas que compõem o colegiado para formular uma proposta brasileira para ser apresentada na Cúpula dos Chefes de Estado das nações mais ricas do mundo

02/02/2024 15:22
Governo elabora proposta de combate à fome e à pobreza no Brasil para Aliança Global no G20

 

O Pleno da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) se reuniu nesta sexta-feira (02.02) com um objetivo claro: elaborar uma proposta com as experiências exitosas de combate à fome e à pobreza no Brasil, alinhada às metas por uma Aliança Global que está sendo trabalhada no G20.

Entre os titulares das 24 pastas que participaram da 3ª Reunião do Pleno da Caisan estava o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Wellington Dias foi quem conduziu o encontro e apresentou a proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

WhatsApp Image 2024-02-02 at 15.17.03.jpeg “A prioridade é combater a fome e a pobreza e ter mais igualdade, além do combate às mudanças climáticas”, destacou. “Tenho convicção que todos os países, além do G20, podem participar desse caminho para a erradicação da fome no mundo”, completou.

Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores, enfatizou a importância do compromisso da Caisan com os objetivos do G20. “Temos que reunir nossos esforços para recuperar o tempo e o espaço perdidos”, disse. “Esse é o primeiro compromisso internacional que estamos firmando”.

A ideia de formar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa do presidente Lula, que começou a ser trabalhada quando o Brasil assumiu a chefia do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta. Ao longo deste ano, 13 cidades brasileiras recebem representantes de diversos países para uma serie de encontros, debates e trabalhos conjuntos.

A proposta é oferecer uma cesta de experiências exitosas de diversos países a ser ofertada a outras nações que queiram adaptar e implementar estas políticas públicas em seus territórios. Os mecanismos de financiamento e governança serão discutidos ao longo do ano e apresentados aos Chefes de Estado e Governo na Cúpula do G20, marcada para novembro, no Rio de Janeiro, quando deve ser pactuada a Aliança Global.

Caisan
Além da retomada dos conselhos de participação da sociedade civil e das parcerias com organismos internacionais em 2023, o Governo Federal também recriou a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, que reúne 24 ministérios para discutir, articular e deliberar sobre políticas intersetoriais de segurança alimentar e nutricional.

A partir dos trabalhos integrados na Caisan, foi possível a elaboração e aprovação do Plano Brasil Sem Fome, lançado em agosto do ano passado. Trata-se de uma estratégia de mobilização e união nacional para garantir que o Brasil saia do Mapa da Fome, com alimentos em quantidade e qualidade adequados e a preços justos, até 2030.

O Plano Brasil Sem Fome articula 80 ações e programas dos ministérios que compõem a Caisan. São 100 metas propostas, a partir de três eixos de atuação: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional: alimentação saudável, da produção ao consumo; mobilização para o combate à fome.

Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/pleno-ministerial-da-caisan-se-reune-por-plano-integrado-de-combate-a-fome-e-a-pobreza-para-alianca-global-no-g20
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte