Energia

PPSA vai comercializar mais 500 mil barris de petróleo da União

Na semana passada, estatal estreou modelo de venda baseada no preço do Brent, principal indicador internacional do petróleo

29/02/2024 18:03
PPSA vai comercializar mais 500 mil barris de petróleo da União
Foto: Agência Petrobras

 

A Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), está com processo aberto para venda direta da terceira carga de petróleo da União do contrato de partilha de Atapu. As propostas para os 500 mil barris à venda serão recebidas até o dia 6 de março.
Este modelo tem sido adotado para a comercialização de cargas spot (baseado na cotação no momento da venda) e os preços ofertados serão baseados no Brent. Estão convidadas todas as empresas que já atuam no pré-sal, além da PRIO e da Refinaria de Mataripe.

A primeira carga de Atapu, também de 500 mil barris, foi comercializada em janeiro de 2023 e teve como vencedora a Galp Energia Brasil. Em agosto do ano passado, outros 500 mil barris foram comercializados para a Equinor.

Na semana passada, a PPSA comercializou, pelo mesmo modelo de venda, uma carga de 500 mil barris de Sépia. Foi a tratativa mais competitiva realizada pela União, com o maior número de participantes. A CNOOC foi a vencedora.

Pela primeira vez, em 21 de fevereiro de 2024, a estatal vendeu óleo baseada no preço do Brent, principal indicador internacional para a negociação da commodity. Até então, as vendas eram realizadas com base no preço de referência estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte