Presidente Lula anuncia investimentos em saúde e educação na Baixada Fluminense
Belford Roxo vai contar com Hospital Oncológico e sede definitiva do campus do IFRJ na cidade
A população de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, vai contar com um hospital oncológico e com uma sede definitiva do Campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no município. O anúncio das obras foi feito na tarde desta terça-feira (6/2) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a construção do Hospital Oncológico serão investidos cerca de R$ 40 milhões e vai contar com procedimentos de alta e média complexidade e atenção primária (atendimento básico), com estrutura de UTI adulto e infantil.
Stefani Conceição da Silva é profissional da área de saúde no município e cuida do pai no tratamento contra um câncer. Segundo ela, o Hospital Oncológico vai trazer a oportunidade da população se tratar sem sair da cidade. “Quando um hospital oncológico é implantado em Belford Roxo é implantado esperança. Não é implantado somente um equipamento onde as pessoas vão entrar e sair. É implantado um equipamento onde as pessoas têm a oportunidade de se tratar na Baixada Fluminense e sobreviver”, destacou.
Saiba mais: Governo Federal entrega 1.328 unidades habitacionais em quatro estados
De acordo com a Prefeitura de Belford Roxo, o projeto inicial do Hospital Oncológico, no bairro Heliópolis, prevê ainda que a unidade terá três centros cirúrgicos, enfermaria com 27 leitos; CTI (11 leitos); seis leitos de unidade intensiva; sala de tratamento quimioterápico (20 leitos); sala de medicação (4 leitos); sala de tratamento alternativo (14 leitos) e sala de observação (seis leitos).
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que o Ministério tem trabalhado em parceria com as prefeituras e que o novo hospital vai ser referência na região. “Vai ser um grande hospital de referência para cuidar das pessoas com essa doença que cada vez avança mais no Brasil, mas que tem tratamento”, destacou.
O presidente Lula lembrou que teve câncer e passou por quimioterapia e radioterapia e que o hospital vai atender a população mais pobre. “Nós vamos inaugurar enquanto eu for presidente do País para que as pessoas sejam tratadas com decência e respeito. Não é possível que quem tem dinheiro possa ir a qualquer lugar do mundo se tratar e quem é pobre morre sem conseguir uma consulta”, ressaltou.
Campus do IFRJ
O Campus Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) está em funcionamento em espaço provisório desde 2016. Após acordo com a Prefeitura municipal, foi formalizado o repasse do terreno para a construção da nova sede. O empreendimento terá investimento de R$ 15 milhões do Ministério da Educação (MEC).
Os recursos do Governo Federal vão ampliar a oferta de vagas em educação profissional e tecnológica e melhorar a infraestrutura do campus para os estudantes, professores e comunidades da região, com modernização de salas de aulas biblioteca e restaurante estudantil — além de área de convivência, quadra poliesportiva, laboratórios, estacionamento e salas administrativas.
Leia também: Lula anuncia em Belford Roxo (RJ) recursos federais para Instituto Federal e hospital regional
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a unidade de Belford Roxo vai atender 1.400 estudantes em cursos técnicos, qualificação profissional e superiores nas áreas para formação de professores, administração, logística, moda e artesanato. “A partir do ano que vem , aqui vamos ter um dos mais belos campus do Instituto Federal do Brasil”, afirmou.
Lula falou da importância do ensino profissionalizante para os jovens. “Se a gente não cuidar da educação dos nossos meninos e das nossas meninas, sobretudo quando eles saem do ensino fundamental para o ensino médio, estamos jogando fora, quem sabe metade da vida dos nossos filhos, porque uma pessoa que não tem profissão é quase nada no mundo”, afirmou.
O presidente também apelou aos pais para não permitirem que os filhos desistam dos estudos. “Muitas vezes eles dizem que vão desistir porque tem que ajudar em casa. Não aceitem esse discurso. Não permitam que os filhos de vocês deixem de estudar”.
Inauguração de escola
Antes do anúncio das obras, o presidente Lula participou da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, também em Belfort Roxo. O nome da unidade de ensino faz homenagem ao neto do presidente, falecido em 2019.
Leia também: "Única razão de eu ter voltado à Presidência é cuidar do povo pobre", diz Lula no RJ
Por: Agência Gov, com informações do Planalto
Texto: Nei Pereira
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte