Projeto Rondon encerra atividades fazendo a diferença na vida de mais de 60 mil pessoas
Durante quatro semanas, as operações “Onça Cabocla”, realizada em Minas Gerais, e “Mangabeiras”, em Sergipe, contaram com a participação de 500 rondonistas, entre professores e estudantes universitários do Brasil
Sob coordenação do Ministério da Defesa (MD), mais uma edição do Projeto Rondon foi concluída com resultados positivos. Durante quatro semanas, as operações “Onça Cabocla”, realizada em Minas Gerais, e “Mangabeiras”, em Sergipe, contaram com a participação de 500 rondonistas, entre professores e estudantes universitários do Brasil. Os jovens voluntários capacitaram mais de 60 mil pessoas e ministraram 2.459 oficinas em 24 municípios dos estados.
O Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, explica a importância da multiplicação do conhecimento acadêmico para melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas pelo projeto. “ Com o conhecimento, as pessoas terão condições de ganhar mais recursos para melhorar a vida de suas famílias. O objetivo foi atingido plenamente. O segundo objetivo é o aprendizado dos rondonistas, que absorveram a realidade de uma parte do país. Viram o dia a dia das pessoas, as dificuldades que elas enfrentam, como uma atitude pequena de que aquele que possui conhecimento pode modificar a vida de alguém. Eu tenho a certeza de que foi bom para todo mundo, para as comunidades e para os rondonistas”, finaliza.
As atividades da operação “Onça Cabocla” aconteceram de 12 a 28 de janeiro, enquanto na operação “Mangabeiras” de 8 de janeiro a 4 de fevereiro. Neste ano, temas como sustentabilidade e assistencialismo foram abordados pelo projeto, beneficiando as comunidades atendidas, a exemplo das oficinas ministradas nas áreas de cultura, educação, gastronomia, primeiros socorros e promoção à saúde.
Projeto Rondon – É uma ação interministerial de cunho estratégico do governo federal que visa ao fortalecimento da Soberania Nacional. Ela é destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, que empregam soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.
Entre 2005 e 2023, a iniciativa realizou 91 operações, capacitou 25.127 rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.
Por: Ministério da Defesa (MD)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte