Saúde

Protetor solar: Anvisa publica manual com orientações

Saiba mais sobre as regras para regularização dos protetores solares.

02/02/2024 16:00
Protetor solar: Anvisa publica manual com orientações
Foto: Arquivo/Agência Brasil


Anvisa publicou o Manual de Regularização de Protetores Solares. O documento reúne informações e orientações importantes para o registro da categoria "protetor solar" junto à Agência.

O manual contou com contribuições da Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), por meio de consulta dirigida.

A publicação detalha sobre como deve ocorrer o preenchimento do formulário de petição do sistema Solicita. Também busca organizar as metodologias aceitas para as diferentes finalidades e atributos do produto e consolidar interpretações normativas adotadas pela área técnica ao longo do tempo.

A Agência recomenda que as empresas responsáveis leiam com atenção o manual, para reduzir a possibilidade de emissão de exigência e, consequentemente, diminuir o prazo de análise final da petição.

Orienta-se, ainda, que, caso as empresas tenham petições de registro da categoria "protetor solar" na fila sem análise iniciada, avaliem se o manual traz orientações que possam levar à complementação ou à correção de algum processo. Nessa situação, as retificações podem ocorrer por meio da petição de aditamento (código de assunto 2591).

Reserve sua agenda! No dia 19 de fevereiro, a Anvisa irá realizar um webinar para apresentar o manual para toda a sociedade. O link de acesso ao evento será divulgado em breve.

O Manual de Regularização de Protetores Solares é orientativo, ou seja, não traz mudanças nas regras atuais.  Em caso de dúvidas adicionais sobre o tema, entre em contato pela Central de Atendimento da Anvisa.

Por: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

 

 

Link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/regularizacao-de-protetores-solares-anvisa-publica-manual-com-orientacoes
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte