O Rio Grande do Norte está entre os destinos estratégicos da Embratur para promover o Brasil no exterior e transformar o Nordeste em uma região competitiva diante dos produtos caribenhos. A afirmação foi feita pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, no início da tarde desta terça-feira (20), durante uma reunião com a governadora do estado, Fátima Bezerra, e o trade turístico de Natal (RN).
O encontro acontece um dia depois de a Embratur participar do Airport Takeover do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), na Grande Natal. No evento, a Zurich Airport Brasil assumiu a gestão do terminal na primeira relicitação do modelo no país. A expectativa é que sob a gestão do grupo suíço, os serviços do aeroporto melhorem e a conectividade da capital potiguar cresça.
Freixo lembrou que a Embratur promoveu uma press trip com jornalistas franceses no estado em 2023 e, este ano, vai promover uma famtour para que agentes de viagem do exterior conheçam os destinos do estado. Representações do estado também vão acompanhar a Agência em feiras e eventos de turismo internacionais em Portugal e na Alemanha.
O presidente da Embratur lembrou, ainda, que o destino, além de sol e praia, precisa se tornar referência em gastronomia, natureza e cultura, para mostrar um país diverso. “No ano de 2023 a gente fez uma press trip e trouxe jornalistas franceses tanto para o parque quanto para Pipa e Serra da Capivara. Esse ano, temos duas famtours programadas, além da participação das feiras. Estamos às vésperas de ir para Lisboa e Berlim. São duas feiras muito estratégicas. E toda agenda de promoção internacional tem o Rio Grande do Norte de maneira muito estratégica. A gente tem um olhar para o Nordeste, para torná-lo mais competitivo em relação ao Caribe”, explicou Freixo.
A governadora ressaltou a importância da chegada da nova concessionária para a gestão do aeroporto internacional como uma oportunidade para o fortalecimento do trade turístico local. O encontro com Freixo e representantes do setor seguiu a mesma lógica. “A chegada da nova operadora nos deu a oportunidade dessa agenda aqui, em prol da expansão e fortalecimento do turismo no Rio Grande do Norte, contando com a participação dos gestores e do trade turístico”, disse.
Aeroporto de Natal
A solenidade que marcou o início dos trabalhos da Zurich Airport Brasil à frente do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves aconteceu nesta segunda (19). O ato marcou a primeira relicitação de aeroportos no país e a concessionária suíça vai gerir 100% do terminal até 2054.
Além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e da governadora Fátima Bezerra, a cerimônia contou com as presenças do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e dos porta-vozes da concessionária, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, e Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin América.
Durante o evento, a Zurich Airport Brasil anunciou mudanças já para este ano na área comercial e de estacionamento, e melhorias nos sistemas de climatização dos ambientes. A concessionária suíça também trabalhará para aumentar a conectividade no estado. Segundo números da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em 2023, o Brasil recebeu 20.368 turistas tendo como portão de entrada o Rio Grande do Norte, sendo 99,3% por via aérea.
Contando com passageiros que chegaram por outros aeroportos do Brasil, mas tiveram o estado potiguar como destino final, o total de turistas internacionais sobe para 54.434 pessoas. Os países que mais enviaram turistas a Natal e região no ano passado foram Portugal, com 27,63%, Argentina, com 24,46%, e Itália, com 11,41%. Os meses de maior chegada de visitantes do exterior são agosto, novembro e dezembro, e os períodos de maior baixa ocorrem entre abril e junho.
Para 2024, a previsão de oferta é de 67.442 assentos em 395 voos diretos do exterior para Natal. São 336 voos conectando a capital à cidade de Lisboa, em Portugal, e 59 a Buenos Aires, na Argentina, o que representa um crescimento de oferta de voos de 19,3% em relação a 2023. Além do terminal potiguar, a Zurich Airport Brasil também tem as operações dos aeroportos de Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Macaé (RJ) e uma participação no aeroporto de Confins – Belo Horizonte (MG).
Por: Embratur