Talento na Nuvem investe em mulheres do Cadastro Único e abre portas para o mercado de trabalho
Iniciativa é fruto de parceria entre o MDS e a Amazon e visa suprir demanda por profissionais qualificados. Objetivo é capacitar 500 mil pessoas até 2030
“Eu só precisava dessa oportunidade que o governo me deu”, disse Thallyta Mayara, de 22 anos. Moradora da comunidade Alto do Pascoal, em Recife, ela está diante de uma chance que pode transformar sua vida. Neste sábado (24.02), ela participou da aula inaugural do Talento na Nuvem para Mulheres.
A ação é realizada por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Recife, a Amazon Web Services (AWS), a empresa Nexa e a Proz Educação.
Cerca de mil pessoas serão capacitadas em Recife, Juiz de Fora (MG) e São Paulo, nesta primeira etapa do Talento na Nuvem. “Quando saí de casa para a primeira aula, mal podia acreditar que isso estava acontecendo comigo”, frisou Thallyta Mayara.
A iniciativa visa suprir a demanda por profissionais qualificados no setor e será multiplicada nos próximos anos. A parceria entre o MDS e a Amazon pretende qualificar 500 mil mulheres até 2030.
A consultoria IDC ( International Data Corporation ) aponta que 65% das empresas na América Latina têm dificuldade para encontrar este tipo de mão de obra. "Ao longo dos anos temos testemunhado o potencial transformador da tecnologia em nossas vidas. Aqui, também são oportunidades com qualificação para o emprego e para o crescimento econômico", comentou o ministro Wellington Dias.
Voltado para mulheres entre 18 e 25 anos inscritas no Cadastro Único, o Talento na Nuvem oferece capacitação em habilidades digitais para 25 mulheres negras de Recife, beneficiárias do programa Bolsa Família. As alunas contam com auxílio de transporte e alimentação durante o curso.
Thallyta Mayara sempre sonhou em trabalhar com tecnologia. Ao saber que foi selecionada, ela disse que chorou de felicidade. “Esse curso é o passo que eu precisava para começar na área que gosto", contou.
A estudante soube da capacitação pelo Instagram do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua região. "É algo que eu não esperava acontecer na minha vida agora. Pensei que iria demorar um pouco mais", completou a jovem que faz parte do Programa Bolsa Família.
Promoção da Igualdade
As aulas, ministradas em parceria com a Proz Educação, iniciam com a Introdução ao Mundo Digital e incluem capacitação no uso de ferramentas de programação. Ao longo de nove encontros, as participantes serão preparadas para a prova de certificação da AWS, no valor de cem dólares (US$ 100), custeada pela Amazon.
Mais do que oferecer capacitação em tecnologia, o Talento na Nuvem representa um compromisso com a igualdade de gênero e a promoção da equidade social. "Estamos investindo nas mulheres, porque acreditamos no potencial e na determinação delas em alcançar seus objetivos", destacou o ministro Wellington Dias. "Este programa representa um marco na nossa busca pela inclusão e empoderamento das mulheres brasileiras", prosseguiu.
Andréa Leal, gerente de programas de educação e nuvem da Amazon Web Services (AWS) na América Latina, destaca o engajamento da empresa com o desenvolvimento social. "Nosso compromisso é devolver à comunidade o impacto positivo de nossas operações, beneficiando as comunidades onde atuamos. A parceria com o MDS materializa nossos princípios de liderança, permitindo que levemos oportunidades de crescimento econômico às famílias mais necessitadas, com o apoio do Governo Federal."
Um estudo do Fórum Econômico Mundial de 2020 prevê que até o próximo ano haverá falta de mão de obra qualificada para trabalhar com computação na nuvem. "Com o crescimento exponencial de aplicativos de inteligência artificial, o consumo na nuvem está explodindo", complementa Andrea Leal. "E queremos buscar mulheres e pessoas negras, que ainda são sub representadas nesse campo."
O Grupo Ferreira Costa, empresa pernambucana que é a quarta maior Home Center do Brasil, conta com cinco mil colaboradores e também participa da iniciativa. Segundo Juarez Guimarães, Head de Tecnologia e Inovação do grupo, a certificação obtida ao final do curso abrirá portas para o mercado de trabalho.
"A gente tem mais de 40 vagas abertas, hoje, no grupo. De fato, vivemos o problema de ter profissionais qualificados e capacitados para ocupar vagas estratégicas em programação na nuvem e em desenvolvimento de software", explicou Juarez Guimarães.
As estudantes que concluírem o curso serão conectadas a vagas de emprego em empresas dos ecossistemas da AWS e da Nexa, por meio de feiras de carreira e de uma plataforma digital.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte