Lula participa da VIII Cúpula da CELAC em São Vicente e Granadinas
O evento contará com a presença de 33 chefes de Estado e de Governo e altos representantes dos países da América Latina e do Caribe
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará, em 1º de março, da VIII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Kingstown, São Vicente e Granadinas. O evento contará com a presença de 33 chefes de Estado e de Governo e altos representantes dos países da América Latina e do Caribe, bem como de representantes de organismos internacionais e parceiros extrarregionais da Comunidade.
A CELAC constitui o único mecanismo de diálogo e concertação que reúne, de maneira autônoma, o conjunto dos países em desenvolvimento do continente americano. Após três anos de afastamento, o Brasil se reintegrou à CELAC em janeiro de 2023. A participação do Presidente Lula na Cúpula de Kingstown reforça o compromisso brasileiro com a integração latino-americana e caribenha e contribui para fortalecer o papel do país na formulação de respostas aos desafios que afetam nossa região.
Por ocasião da Cúpula, os países membros da CELAC passarão em revista o conjunto de iniciativas a serem implementadas ao longo de 2024, com destaque para: a adoção do Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2030 (Plano SAN-CELAC 2030); a exploração de sinergias entre o Plano SAN-CELAC 2030 e a proposta da Presidência brasileira do G20 de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; a reativação das reuniões de Ministros de Energia da CELAC; e a implementação do Fundo de Adaptação Climática e Reposta Integral a Desastres Naturais (FACRID) da Comunidade.
A Cúpula ocorre no contexto das celebrações dos 10 anos da Proclamação da América Latina e Caribe como Zona de Paz e de Cooperação e constitui importante marco na revitalização do processo de integração regional. O evento marca o encerramento da Presidência ‘Pro Tempore’ vicentina, iniciada em janeiro na Cúpula de Buenos Aires, e o início da Presidência de Honduras à frente da Comunidade.
À margem da reunião, o Presidente Lula deverá manter reuniões bilaterais com outros líderes presentes no encontro.
Por: Ministério das Relações Exteriores (MRE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte