Lula deve visitar República Árabe do Egito na quinta-feira (15/2)
Neste ano, comemoram-se os 100 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os países
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve realizar visita oficial à República Árabe do Egito na quinta-feira (15/2). Neste ano, comemoram-se os 100 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os países. Será a segunda visita oficial do presidente Lula ao Egito, após aquela realizada em 2003. Em 2022, como presidente eleito, participou da COP-27 em Sharm El-Sheikh, a convite do governo egípcio.
Durante a visita, deverão ser tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina.
Deverão também ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.
O Egito, ator geopolítico fundamental em diversas questões de paz e segurança mundiais, é importante parceiro do Brasil em foros internacionais, tendo ingressado em 2024 no BRICS. Durante a presidência brasileira do G20, o Egito é um dos países convidados a participar das reuniões do agrupamento.
O apoio do governo do Egito foi fundamental para a repatriação de 115 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza, por meio de três evacuações pela fronteira de Rafah, em 12/11/2023 (32 pessoas), 09/12/2023 (47 pessoas), 21/12/2023 (32 pessoas) e 08/02/2024 (4 pessoas), que seguiram para o Cairo antes de embarcarem para o Brasil.
Em 2023, a corrente de comércio bilateral Brasil-Egito totalizou US$ 2,8 bilhões, o que coloca o Egito como segundo maior parceiro comercial do Brasil na África. O saldo foi superavitário para o Brasil em US$ 1,83 bilhão.
Por: Ministério das Relações Exteriores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte