Aberta a consulta pública de publicação sobre Política de Assistência Social em emergências para migrantes
Material faz parte da estruturação de estratégias de proteção e inclusão social do público migrante no país. Interessados podem contribuir até 5 de abril
A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), abriu consulta pública para contribuições ao material “Orientações para a Atenção a Crianças e Adolescentes Migrantes Internacionais e suas Famílias no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” . Interessados poderão colaborar, até 5 de abril, com o conteúdo da versão preliminar do material. Questões de formatação e diagramação serão ajustadas na publicação final.
O documento é produto da parceria da SNAS com a OIM, Agência da ONU para as Migrações, e é complementar a publicação “Orientações para o Atendimento a Migrantes Internacionais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, que conta com orientações gerais voltadas à qualificação do atendimento a pessoas migrantes. A recomendação é que sejam lidos de forma complementar, ao acessar aqui .
A consulta pública visa permitir a contribuição de gestores, conselheiros, trabalhadores e usuários do SUAS, assim como parceiros e a sociedade em geral acerca do documento. É desejável que atores que trabalham no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, Saúde e áreas que atuem durante emergências também possam dar suas contribuições.
O material faz parte da estruturação de estratégias de proteção e inclusão social do público migrante no país. Reúne orientações gerais que podem apoiar gestores e trabalhadores na atenção a esse público, com recomendações específicas acerca da proteção da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes migrantes e o debate entre diversos atores ao longo do projeto. Isso contribuiu para a ampliação de conhecimentos sobre as especificidades existentes, assim como apresentar casos, uma do município de Esteio e outra da organização Junta de Missões Nacionais, que podem contribuir para apoiar a gestão e os trabalhadores do SUAS que atuam com esse público em outras localidades do país.
Clique aqui para ter acesso ao documento para consulta.
As contribuições serão recebidas até dia 05/04/2024, enviadas exclusivamente para o e-mail migrantes@mds.gov.br .
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte