Abertas inscrições para pesquisa na América do Sul e França
Programas envolvem áreas de Matemática; Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação; e Mudanças Climáticas. Inscrições devem ser feitas até 17 de maio
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicou, na quarta-feira, 20 de março, o Edital nº 5/2024 de seleção unificada dos programas MATH-AmSud, STIC-AmSud e CLIMAT-AmSud. As instituições de educação superior e pesquisa do Brasil têm até 17 de maio para apresentarem projetos de pesquisa nas áreas de Matemática; Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); e Mudanças Climáticas — envolvendo países da América do Sul e a França.
Serão selecionados até 15 projetos conjuntos (5 para cada programa), entre um grupo de pesquisa da França, do Brasil e de pelo menos um país da América do Sul. Os objetivos são investir no intercâmbio científico; ampliar a cooperação acadêmica; incentivar a mobilidade de professores e pós-graduandos entre universidades francesas, sul-americanas e brasileiras; e promover o equilíbrio de gênero nas equipes.
Cada proposta precisa envolver pelo menos uma instituição do Brasil, uma da França e uma dos países participantes da América do Sul. Os projetos brasileiros poderão ter até duas instituições associadas, além da principal. Haverá concessão de bolsas e auxílios para deslocamento, instalação e saúde.
Serão investidos até R$ 6,4 milhões ao longo dos dois anos de duração dos projetos, que receberão, cada um, R$ 429 mil no máximo, para realização de missões de trabalho e de pagamento de bolsas. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano, e a indicação das bolsas começará a partir de março de 2025.
Sobre os Programas
O MATH-AmSud é uma parceria entre a França, a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Paraguai, o Peru, o Uruguai e a Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática.
Já o STIC-AmSud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AmSud. A distinção está apenas na área: sua cooperação é regional na ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Por fim, o CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Colômbia, o Paraguai, o Peru e o Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. A execução ocorre nos mesmos moldes dos outros dois programas.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte