Nos EUA, ministro defende descarbonização e biocombustíveis brasileiros
Ministro Alexandre Silveira se encontrou com Kadri Simson durante participação encontro anual da CERAWeek, em Houston
No primeiro dia de participação no 42° encontro anual da CERAWeek, em Houston, nos Estados Unidos, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com a comissária de energia da União Europeia, Kadri Simson. Durante o encontro, o ministro disse que é muito importante que diferentes rotas tecnológicas para promover a descarbonização sejam reconhecidas mundialmente.
“O Brasil tem destaque em biocombustíveis, energia hidrelétrica, é importante que elas sejam reconhecidas como mecanismos fundamentais na taxonomia da indústria e de forma sustentável como está sendo discutida no mundo”, afirmou.
Silveira reforçou a importância dos interesses brasileiros nas negociações sobre mudanças climáticas e cobrou que os mecanismos de financiamento da transição energética sejam efetivamente implementados pelos países desenvolvidos, já que desde 2009 havia uma promessa de que seriam investidos 100 bilhões de dólares por ano a partir de 2020. “É natural que cada um defenda sua economia local, até para inclusão, até para geração de renda, mas nós vamos discutir de forma muito vigorosa como se dará essa governança e queremos muito contar com o bom senso da União Europeia nesse sentido”, disse.
Alexandre Silveira destacou ainda a liderança do Brasil na COP30 e que pretende, avançar de forma significativa na regulamentação do mercado de carbono, contando que os países desenvolvidos propiciem as condições econômicas necessárias para promover a transição energética.
“Nós entendemos que a transição só vai se efetivar de uma forma mais séria se houver uma governança global com clareza do propósito. Nós acreditamos que é natural e faz parte da soberania a proteção econômica e financeira por parte de cada país, mas a questão da transição, para nós, é algo óbvio, e ela por fazer parte de um único ecossistema, que só vai se dar efetivamente através de uma governança global que realmente se senta na mesa em busca de valorar as várias rotas que fazem parte das potencialidades de cada país”, destacou o ministro.
A CERAWeek é a maior conferência de energia do mundo, reunindo líderes da indústria energética, especialistas e formuladores de políticas, a fim de buscarmos mais investimentos e desenvolvimento para o Brasil.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte