Transportes

Ampliação do canal Nova Avanhandava vai melhorar logística de navegação em mais 16 quilômetros de rio

O empreendimento foi responsável por movimentar cerca de 2,5 milhões de toneladas de diferentes tipos de carga em 2023, e poderá ampliar esse volume quando for concluído

26/03/2024 14:54
Ampliação do canal Nova Avanhandava vai melhorar logística de navegação em mais 16 quilômetros de rio
Foto: Divulgação/DNIT


As obras para ampliação do canal de Nova Avanhandava continuam em ritmo acelerado. Responsável por movimentar cerca de 2,5 milhões de toneladas de diferentes tipos de carga em 2023, o canal, na hidrovia Tietê-Paraná, poderá ampliar esse volume significativamente quando for concluído, no segundo semestre de 2026. Este acréscimo ocorre graças à ampliação da profundidade do leito do Rio Tietê entre os reservatórios Ilha Solteira e Três Irmãos. Fruto de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Governo do estado de São Paulo, o empreendimento visa o aprofundamento do canal em 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros de rio.

As intervenções devem retirar 552 mil m³ de material rochoso – o equivalente a 600 piscinas olímpicas, o que permitirá manter as condições de navegabilidade na hidrovia, mesmo em períodos de estiagem. Com investimento de aproximadamente R$ 293,8 milhões, o aprofundamento do canal de Nova Avanhandava é uma demanda antiga para o setor de logística. A obra vai beneficiar não apenas São Paulo, mas também as regiões Sul e Centro-Oeste, pois trata-se de um importante meio de escoamento de produtos e insumos agrícolas entre as áreas produtoras e o Porto de Santos, com 30 terminais de múltiplo uso ao longo da hidrovia.

Cerca de um terço, o que corresponde a 800 quilômetros, dos 2,4 mil quilômetros de extensão da hidrovia passam por São Paulo. Os demais 1,6 mil quilômetros dividem-se entre Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de 120,7% no total de cargas movimentadas por meio do canal. Os principais produtos transportados são cana-de-açúcar, milho, soja e seus insumos e equipamentos.

Trabalho - Para diminuir os impactos para a fauna aquática do reservatório, as explosões são feitas de maneira controlada, em espaços limitados, respeitando o período de defeso que ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. Por mês, são retiradas entre 19 mil e 21 mil m³ de rocha. O material removido é devolvido ao leito do rio em locais pré-estabelecidos.

Além de serem feitas detonações de pedra embaixo d’água, o que já é complexo por si, não se interrompe a navegação. É preciso uma série de cuidados para proteger o ecossistema. O derrocamento é feito em pequenos trechos, isolados por cortina de bolhas de ar para separar a área embaixo da água e afastar os animais.

Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Link: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/ampliacao-do-canal-nova-avanhandava-vai-melhorar-logistica-de-navegacao-em-mais-16-quilometros-de-rio
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