ANEEL abre chamada estratégica para projetos de pesquisa com foco no hidrogênio
Iniciativa é uma das ações propostas pelo Plano Trienal 2023-2025 do PNH2, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia
Com foco no "Hidrogênio no Contexto do Setor Elétrico Brasileiro", a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu a Chamada Estratégica de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) nº 23. A iniciativa é resultado da Consulta Pública (CP18/2023), realizada ano passado pela instituição.
O Ministério de Minas e Energia (MME) tem avançado em importantes ações para acelerar a economia do hidrogênio de baixa emissão de carbono no país, aproveitar as oportunidades globais e, assim, contribuir para a transição energética.
Essa iniciativa da Aneel é uma das ações propostas pelo Plano de Trabalho Trienal 2023-2025 do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A chamada contribui para atingir o objetivo de multiplicar por sete vezes os investimentos anuais em pesquisa e desenvolvimento até 2025, na comparação com o ano de 2020.
A instituição irá realizar a chamada de projetos apoiados pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), implementado pela ANEEL, que contemplem a inserção de sistemas de produção de hidrogênio renovável de forma integrada e sustentável.
As propostas também irão contemplar temas relacionados à logística do hidrogênio (produção, armazenamento, outras infraestruturas e sistemas, e usos finais). Serão incluídas, ainda, questões sobre células a combustível (aplicações estacionárias, aplicações móveis, outras aplicações, e células a combustível não alocadas), incluindo discussões afins.
O hidrogênio de baixa emissão de carbono é uma fronteira fundamental para a transição energética; a molécula é considerada uma alternativa significativa ao uso dos combustíveis fósseis. Já registramos mais de US$ 30 bilhões em projetos anunciados de hidrogênio de baixa emissão no país.
*Com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica
Por: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte