Ciências

CAPES sediará debate sobre ciência no combate à desinformação

Encontro ocorrerá nos dias 2 e 3 de abril e é parte da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia; inscrições estão abertas

25/03/2024 12:09
CAPES sediará debate sobre ciência no combate à desinformação
Foto: Divulgação/Capes

 

A CAPES sediará nos dias 2 e 3 de abril a Conferência Livre: Ciência no Combate à Desinformação, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O encontro é uma das diversas reuniões que antecedem a conclusão da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, marcada para junho. Para participar, é preciso preencher um formulário, disponível aqui .

Os temas a serem debatidos englobam a estratégia de combate à desinformação, o compartilhamento de dados e a interoperabilidade, a infraestrutura informacional e o fomento e promoção de pesquisa para esses fins. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da CAPES no YouTube das 10h às 16h no dia 2 e das 10h às 12h e das 14h às 16h no dia 3.

O espaço para as inscrições observa que esse enfrentamento deve ser feito pela ciência com “um ambiente de pesquisa colaborativo e diverso” que sirva para identificar e traçar “estratégias para enfrentar os impactos que esse processo (desinformação) tem causado”. Com isso, espera-se um “avanço sustentável das novas tecnologias e um ambiente de debate público digital que seja digno e democrático”.

Além da CAPES e do Ibict, participam da organização o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR). A equipe vai debater os desafios, compartilhar experiências e formular propostas.

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Edição: Yara Aquino, da Agência Gov

 

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-sediara-debate-sobre-a-ciencia-no-combate-a-desinformacao
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte