O Carnaval do Rio de Janeiro foi o único destino da América do Sul a constar em uma lista internacional de experiência de viagens de luxo. O levantamento, feito pela empresa Kuoni, selecionou eventos com maior número de pesquisas no Google e que acontecem, no máximo, duas vezes por ano. A festa carioca ficou em terceiro no ranking que elencou 10 “destinos imperdíveis”, logo atrás do Carnaval de Veneza, na Itália, e à frente da festa fúnebre do Dia dos Mortos, no México, o quarto colocado.
Em primeiro ficou o chamado Manhattanhenge, que acontece na cidade de Nova York, nos EUA, duas vezes por ano. Trata-se de um fenômeno que une o pôr do sol à arquitetura urbana da cidade estadunidense e que, este ano, está previsto para acontecer em 30 de maio e em 12 de julho. No Manhattanhenge (também conhecido como solstício de Manhattan), o sol se põe exatamente sobre a rua que cruza a cidade de leste a oeste, dando a impressão que desce entre os prédios no fim da via.
Na sequência vem o Carnaval de Veneza e, depois, o do Rio, uma das grandes vitrines dos destinos brasileiros no mundo. “O Carnaval é uma das expressões da cultura popular brasileira mais conhecidas no planeta. É uma festa incrível que une história, religiosidade, música, destinos, gastronomia e consegue representar o que temos de melhor como país: a nossa alegria e nossa diversidade”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sobre o ranking.
Folia de referência
Este ano, o Carnaval brasileiro recebeu 228.870 turistas internacionais, 4,5% a mais que nos festejos anteriores. Segundo informações levantadas pela Gerência de Inteligência de Dados da Embratur, a estimativa é que a folia ao redor do país tenha injetado, este ano, US$ 143,5 milhões (R$ 909,2 milhões) na economia brasileira, considerando os impactos diretos e indiretos. O valor supera em 6% o registrado no ano passado, quando os foliões estrangeiros gastaram US$ 134,9 milhões na folia.
No período, a folia carioca foi o grande destaque e concentrou a maioria dos foliões do exterior: 68.890. Além disso, o Rio de Janeiro também foi o estado que mais teve impacto na economia, sendo R$ 273,6 milhões (30,1%) gastos pelos visitantes internacionais.
De volta à lista, depois da grande festa brasileira e do Dia dos Mortos mexicano, o quinto lugar fica com Chelsea Flower Show, no Reino Unido. O Japão aparece em sexto, com a Semana Dourada, uma série de feriados nacionais, e em 10º com o Festival Obon.
Confira a lista:
1 – Manhattanhenge, em Manhattan, Nova York, Estados Unidos
2 – Carnaval de Veneza, em Veneza, na Itália
3 – Carnaval do Rio, no Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4 – Dia dos Mortos, no México
5 – Chelsea Flower Show, em Londres, Reino Unido
6 – Semana Dourada, no Japão
7 – Festa Internacional de Balões de Albuquerque, em Albuquerque, Estados Unidos
8 – Aurora Boreal na Lapônia, na Lapônia, Finlândia
9 – Oktoberfest, em Munique, Alemanha
10 – Festival Obon, no Japão.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)