Conab colabora para redução de brasileiros em situação de insegurança alimentar grave
Com cerca de R$ 712,4 milhões destinados à agricultura familiar, PAA beneficiou mais de 49 mil produtores que irão distribuir mais de 94 mil toneladas de alimentos
Participaram da solenidade o diretor-presidente, Edegar Pretto, a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide, e os diretores de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto; de Operações e Abastecimento, Thiago dos Santos; e de Gestão de Pessoas, Lenildo Morais. O evento também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e da presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá
“Mas ainda são 20 milhões de pessoas que dormem e acordam todo dia com a incerteza da alimentação. E o que nós queremos é combater a fome não só na quantidade, é também na qualidade, com nutrição”, destacou o presidente da Companhia. “Por isso, nós estamos em um grande diálogo com o Ministério da Saúde para colocar em prática aquilo que já é reconhecido como principal item para garantir uma boa saúde: ter uma boa alimentação. Então, a fome, nós vamos erradicar com qualidade, com os nutrientes necessários”, reforçou Pretto.
Outro desafio que se impõe nos próximos anos é a disponibilidade de alimentos a preços acessíveis aos consumidores brasileiros. Nesse sentido, o ministro do MDA salientou a importância do trabalho executado pela Conab para geração de dados ao setor, como o levantamento de safra e acompanhamento de mercado, de forma a subsidiar o governo para a melhor tomada de decisão. “Nós temos muitos mecanismos de incentivo e estímulo que se usados antecipadamente a gente consegue manter os preços que caibam no salário da classe trabalhadora brasileira e todos se alimentem adequadamente”, ponderou Teixeira.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ressaltou a importância do compartilhamento das informações produzidas pela Companhia entre as duas instituições. “A gente precisa fazer a aproximação de dados e informações que têm nas nossas instituições. Isso é muito rico. Se a gente se integrar, eu acho que a gente vai conseguir cada vez mais tomar decisões mais preditivas”.
Demais ações – Além do PAA, também foi destacada a retomada da política de formação de estoques públicos a partir da compra de milho. No ano passado, a Companhia adquiriu 342,25 mil toneladas do cereal. Além de garantir a renda aos agricultores, a partir da compra pelo preço mínimo, o produto beneficiou 8.257 criadores e criadoras de pequeno porte no país a partir da comercialização de mais de 63 mil toneladas do cereal pelo Programa de Venda em Balcão, sendo que 68% das vendas ocorreram na Região Nordeste.
No último ano, a Conab realizou a doação de mais de 200 mil cestas, o que representa cerca de 4,3 mil toneladas de alimentos distribuídos, atendendo a mais de 100 mil famílias atingidas pela seca e pelas enchentes no país e também para famílias indígenas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A estatal também atuou no apoio aos setores leiteiro, extrativo, tritícola e da borracha natural.
Por: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte