Conservação de energia elétrica está presente na vida dos brasileiros
Programa Procel é a ação do MME mais presente nos lares brasileiros e ajuda a população a economizar na conta de energia
De maneira discreta, mas muito impactante, a eficiência energética está presente no dia a dia dos brasileiros. Um dos programas mais antigos do Brasil no tema, o PROCEL promove a conscientização, o desenvolvimento e a implementação de práticas que visam a otimização do consumo de energia, seja numa grande indústria ou num simples equipamento doméstico. Quem nunca comprou uma geladeira com o selo da lâmpada amarela?
Nesta segunda matéria focada no mês da eficiência energética, vamos abordar o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). A ação, coordenada pelo MME, busca sensibilizar a população sobre a importância de práticas cotidianas que contribuem para a redução do consumo, como a utilização de eletrodomésticos eficientes, a adoção de lâmpadas de baixo consumo e a adequada manutenção de equipamentos elétricos.
O programa também tem uma atuação bastante abrangente, promovendo a eficiência energética por meio de capacitações, estudos e projetos em diversos setores, tais como o comércio, a indústria, o saneamento básico e a iluminação pública. Além disso, trabalha no desenvolvimento de metodologias educacionais para a sustentabilidade e de mecanismos financeiros inovadores para impulsionar medidas de eficiência energética.
“O programa criado há quase 40 anos continua cumprindo com excelência sua missão de promover a qualidade de vida e reduzir impactos ambientais, incentivando a eficiência energética em diversos setores, como residencial, comercial, industrial e público. Nesse sentido, o Procel pode ser considerado uma ação pioneira na agenda ESG, mostrando mais uma vez que o Brasil tem atuado na vanguarda da transição energética e da sustentabilidade ambiental”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O programa também estimula a implementação de processos produtivos mais eficientes, o uso de tecnologias mais avançadas e a gestão inteligente do consumo energético no setor comercial e industrial. Além disso, o PROCEL fomenta a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que possam contribuir para a sustentabilidade e a eficiência no uso da energia elétrica.
“A eficiência energética é obter o mesmo serviço ou produto, só que consumindo menos energia. É fazer mais gastando menos. Promover a eficiência energética é, em outras palavras, investir em equipamentos, infraestrutura e hábitos que consumam menos energia, sem abrir mão da qualidade, do conforto e da produtividade”, pontuou Silveira.
A ação desenvolvida pelo MME desempenha, ainda, um papel importante na disseminação de informações técnicas e científicas sobre conservação de energia, promovendo a capacitação de profissionais e incentivando a realização de estudos que embasam políticas públicas voltadas para a eficiência energética.
“Ao incentivar práticas sustentáveis, o programa desempenha um papel crucial na construção de um futuro mais equilibrado e consciente em relação ao uso da energia elétrica”, finaliza o ministro Alexandre Silveira.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte