Social e Políticas Públicas

Cooperação entre Codevasf e Justiça permite monitorar projetos da Companhia

Constelação de satélites para sensoriamento remoto permite o acompanhamento contínuo de ações

21/03/2024 17:48
Cooperação entre Codevasf e Justiça permite monitorar projetos da Companhia
Foto: Divulgação/Codevasf

 

O monitoramento contínuo de ações e projetos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por uma constelação de satélites já é realidade por meio da tecnologia de sensoriamento remoto. Para isso, a Companhia aderiu ao programa Brasil M.A.I.S. — Meio Ambiente Integrado e Seguro —, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenado pela Polícia Federal. O programa fornece imagens em alta resolução do território brasileiro. A tecnologia permite acompanhar à distância, por exemplo, a execução de grandes obras, a situação legal de áreas de proteção ambiental e o processo de revitalização de bacias hidrográficas.

Com a adesão ao programa, a Codevasf possui acesso às imagens diárias que permitirão monitorar alterações na cobertura vegetal de áreas protegidas em imóveis da Companhia, realizar estudos para caracterização ambiental e para caracterização regional para elaboração de projeto básico de engenharia, a avaliação de impacto em áreas de influência de empreendimentos da empresa, como a implantação de vias de acesso e barragens, a identificação de dados de produção, como cultura e área de plantio, e no acompanhamento de grandes obras, entre outros usos e aplicações.

Segundo o chefe da Unidade de Gestão Geotecnológica da companhia, Teotonio Silva Filho, todos esses usos e aplicações a partir da adesão ao Brasil M.A.I.S. devem ser compartilhados com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. “O compartilhamento está previsto no termo de adesão e deve colaborar com o desenvolvimento das ações do Ministério da Justiça, pois permitem celeridade para verificação de invasões, caracterização ambiental de impacto em empreendimentos, estudos de caracterização regional, entre outras atividades”, explicou.

O uso do sensoriamento remoto atende às necessidades constantes de mapeamento e detalhamento de estruturas físicas e da ocupação humana por meio da utilização de geotecnologias e deve também reduzir custos na execução dessas atividades. Para o chefe da Unidade de Gestão Geotecnológica, a disponibilidade de dados otimiza esse trabalho ao possibilitar pesquisas rápidas, detalhadas e análises temporais mais ricas.

“A adesão ao Brasil M.A.I.S. já está promovendo mais celeridade na prestação desse serviço ao menor custo possível e eficiência na atuação da Companhia. O que antes poderia levar entre três a quatro meses para que tivéssemos acesso a uma imagem de uma determinada região, hoje está disponível no acesso à plataforma web do programa com conteúdo de toda área de atuação da Codevasf, permitindo pesquisa em um acervo que compreende imagens obtidas nos cinco últimos meses até o dia anterior à pesquisa”, apontou Teotonio Silva Filho.

Programa Brasil M.A.I.S.

O Brasil M.A.I.S. é um programa estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que realiza a aquisição e o fornecimento diário de imagens de satélite por meio de sensores remotos de alta resolução de todo o território brasileiro. A tecnologia permite ainda o acionamento de alertas automáticos quando identificadas ações ilegais, como desmatamento, garimpo, incêndio, entre outros.

Atualmente o programa consegue imagear diariamente 8,5 milhões de km² por meio de 180 satélites planet que cobrem o Brasil. A Codevasf é uma das 390 instituições cadastradas para utilização da tecnologia em todo país.

As imagens distribuídas pela plataforma web do programa, gerenciada pelo Subprograma de Consciência Situacional por Sensoriamento Remoto da Polícia Federal, são de nova geração PlanetScope fornecidas pela constelação Dove, composta por mais de cem satélites.

Por: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte