Encontro para a III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe começa nesta quarta-feira (13/3)
Evento no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), deve reunir 2 mil pessoas
A reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES 2018) começa nesta quarta-feira (13/3), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A expectativa é reunir 2 mil pessoas na CRES+5. A reunião ocorrerá até 15 de março e é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) —, em parceria com o Instituto Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).
As discussões na CRES+5 estão divididas em 12 eixos temáticos e buscam analisar as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima CRES , em 2028. O objetivo é destacar o progresso alcançado desde a conferência de 2018, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, principalmente após a crise pandêmica da c ovid-19.
Programação – No primeiro dia, será oferecido um café de boas-vindas para os participantes , no restaurante do CICB , a partir das 8h30. A abertura da reunião está prevista para a s 9 h, com a presença do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, além de autoridades ligadas à educação superior da América Latina , Caribe e outros países , parlamentares e comunidade acadêmica.
Na parte da tarde, estão previstos na programação os simpósios, das 13h30 às 15h30, d os três primeiros eixos temáticos da CRES+5:
-
Eixo 1 : Educação superior como parte do sistema educacional na América Latina e Caribe;
-
Eixo 2 : Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina e Caribe;
-
e Eixo 3 : Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e Caribe .
Após a pausa para o café, das 16 h às 18 h, continuarão os simpósio s sobre os eixos temáticos 4 a 6:
-
Eixo 4 : O papel da educação superior diante dos desafios sociais da América Latina e Caribe;
-
Eixo 5 : A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico da América Latina e Caribe; e
-
Eixo 6 : O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe .
Veja a programação completa .
CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, tem como público-alvo reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior na região latino- americana .
Entre as atividades preparatórias para reunião, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México) , Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência.
Por: Ministério da Educação
Edição: Ailane Silva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte