Social e Políticas Públicas

Dia Mundial da Água: conheça dez projetos financiados pela Caixa para conservação de nascentes

Banco atua na recuperação e preservação de 2.985 nascentes de água doce que beneficiam cerca de 1,3 milhão de pessoas

22/03/2024 10:36
Dia Mundial da Água: conheça dez projetos financiados pela Caixa para conservação de nascentes
Foto: Divulgação/Caixa


Permita-se imaginar. Ela nasce límpida. Pura. Cristalina. Ao seu redor, vida. Nasce pequena, poucas gotas. E, ao longo do seu curso, cresce. Toma caminhos e, via de regra, desagua num lago, rio, e até no mar. No Dia Mundial da Água, o Caixa Notícias te convida para conhecer os projetos que o banco financia para conservação de nascentes em todo o país.

A Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo Socioambiental (FSA), financia dez projetos no Brasil que abraçam a proteção de 2.985 nascentes de água doce. Situadas em bacias de áreas de proteção permanente nos estados de Tocantins, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Piauí, Pará e Rondônia, o investimento do banco é de R$ 79 milhões.

Os dez projetos de preservação de nascentes estão em execução e beneficiam cerca de 16 mil pessoas de forma direta e 1,3 milhão indiretamente.

“Essa questão da proteção da água é urgente. Dos 2,5% de água doce do mundo, sabemos que só 0,4% podem ser usadas para que os seres consigam prover suas necessidades. São as águas de rios, riachos, lagoas naturais ou artificiais, das represas, dos lençóis freáticos e as armazenadas no subsolo que podem ser alcançadas. Por isso é tão importante preservar”, comenta Jean Rodrigues Benevides, diretor de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa.

No município de Mucuri (BA), está localizado o Assentamento Paulo Freire, com 100 famílias cadastradas e uma produção agrícola diversificada. Com o apoio do Projeto Pomares da Mata, que recebe investimento da Caixa, a comunidade realiza plantios pelo Sistema Agroflorestal (SAF).

Nesse sistema há uma junção de práticas agrícolas com florestais: atua-se na recuperação de áreas degradadas, permitindo cultivo agrícola com desenvolvimento sustentável.

O produtor rural consorcia em uma mesma área árvores com culturas agrícolas, possibilitando melhorias ambientais como a regeneração do solo, aporte de matéria orgânica, atração da fauna, infiltração de águas pluviais, entre outros.

Dona Elci Barbosa de Souza, 49 anos, vem de uma família de agricultores. “Criada e nascida na roça”, cultiva cacau por meio do SAF e, inclusive, incentiva muito os vizinhos a extrair o melhor da natureza, de forma harmoniosa pelo sistema.

“Eu vi uma apresentação do projeto e gostei. Quis levar para minha região. Marquei uma assembleia e, de cara, o pessoal do assentamento gostou. Vimos que ia alavancar a produção com proteção. Fiz na minha área e as árvores estão enormes. Coisa linda”, conta.

“A minha área era uma borda de represa. Hoje, ela está coberta, completamente diferente, mais rica. As águas e as árvores são nosso bem maior. Através desse experimento, os outros assentamentos, como o Zumbi dos Palmares, também ficaram interessados”, complementa Elci, que é viúva, e mãe da pequena Elis, de 6 anos, a quem repassa os ensinamentos de respeito à natureza.

Seleção

As propostas dos projetos apoiados pelo banco foram selecionadas conforme os critérios do FSA CAIXA e contratadas por meio de um interessado com competência legal e capacidade técnica, física e operacional para execução das ações.

A Caixa constata a execução das medidas que foram acordadas, no momento de qualificação dos projetos, para posterior liberação dos desembolsos.

Ao final dos projetos, quando o agente executor faz a prestação de contas, percebe-se ganhos intangíveis em benefícios socioambientais, além de fomento ao mercado de mudas e sementes, a conservação e restauração florestal pela utilização de espécies nativas em consórcio com outros cultivos que garantem a segurança alimentar e geração de renda para os envolvidos.

Fundo Socioambiental CAIXA (FSA)

A Caixa tem por objeto social, conforme estatuto, realizar, na forma fixada pelo Conselho Diretor (CD) e aprovada pelo Conselho de Administração (CA), aplicações não reembolsáveis destinadas especificamente a apoiar projetos e investimento em caráter socioambiental, que se enquadrem em seus programas e ações.

Em 2010, foi criado o Fundo Socioambiental Caixa para receber e aplicar recursos em projetos socioambientais em conformidade com os princípios de responsabilidade socioambiental. Desde então, o fundo já destinou mais de R$ 312,9 milhões em 214 projetos em diversas linhas temáticas.

Os projetos apoiados pelo FSA beneficiam prioritariamente a população de baixa renda, e trazem ações nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, gestão ambiental, geração de emprego e renda, saúde, educação, desporto, cultura, justiça, segurança pública, alimentação, desenvolvimento institucional, urbano e rural, além de outras temáticas vinculadas ao desenvolvimento sustentável.

Por: Caixa Econômica Federal 

Link: https://caixanoticias.caixa.gov.br/noticia/38118/dia-mundial-da-agua-conheca-dez-projetos-financiados-pela-caixa-para-conservacao-de-nascentes-em-todo-o-pais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte