Dia Mundial da Obesidade: conscientização e desafios no combate a uma epidemia global
Condição é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e hipertensão
O dia 4 de março é lembrado como o Dia Mundial da Obesidade, uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre essa doença crônica não transmissível que afeta pessoas de todas as idades e também os mais socialmente vulneráveis. A obesidade não apenas representa um desafio individual de saúde, mas é também um importante fator de risco para o desenvolvimento de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e alguns tipos de cânceres.
Neste contexto, o Brasil tem se mobilizado com a implementação do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030 - o chamado Plano de Dant. O documento apresenta duas metas específicas relacionadas à obesidade: reduzi-la a entre crianças e adolescentes, e deter seu crescimento entre adultos.
Dados recentes revelam a gravidade da situação: em 2023, de acordo com os dados do Vigitel, a frequência de adultos com obesidade foi de 24,3% nas 27 cidades analisadas. Já entre os escolares de 13 a 17 anos, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015 apontou que 7,8% apresentavam obesidade.
Boletim epidemiológico Para ampliar o conhecimento e as estratégias de enfrentamento, a Coordenação Geral de Doenças Crônicas Não Transmissíveis está desenvolvendo um boletim epidemiológico sobre o cenário da obesidade no Brasil. O documento trará dados atualizados e detalhados, obtidos por meio de inquéritos nacionais de saúde, para melhor orientar políticas públicas e ações de saúde direcionadas ao combate dessa condição.
O Dia Mundial da Obesidade é uma oportunidade crucial para lembrar a importância de se promover hábitos saudáveis, políticas de alimentação adequada e saudável e incentivar a prática regular de atividade física. É um chamado à ação coletiva para enfrentar esse desafio de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte