Energia limpa no Minha Casa, Minha Vida é tema de reunião com a Agência Internacional de Energia
O ministro das Cidades, Jader Filho, se reuniu com o diretor da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, e apresentou as ações da pasta para implantação de energia limpa do MCMV
Durante agenda na França para participar do 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima, o ministro das Cidades, Jader Filho, se reuniu com o Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol. O Ministério das Cidades representa o Brasil no evento que tem como objetivo debater a descarbonização e a resiliência das cidades definidas durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28).
O ministro Jader Filho afirmou que a reunião com a AIE foi importante para apresentar ações brasileiras na implementação de energia limpa nas cidades. “Nós falamos de diversos projetos sustentáveis do Brasil, fundamentalmente do Minha Casa, Minha Vida e a energia limpa que as novas construções do programa vão ter. Estou muito feliz com a experiência que eu pude ouvir aqui, com as discussões sobre o G20, sobre o papel do Brasil na presidência à frente do G20, onde o presidente Lula tem falado muito sobre justiça social e a gente tem que falar de energia limpa, temos que falar de adaptação e foi isso que nós discutimos hoje aqui com o doutor Fatih”.
“Estou muito feliz com essas agendas aqui na França para fazer com que programas como o Minha Casa, Minha Vida, o mundo conheça, mas também levando experiências daqui para melhorar o Minha Casa, Minha Vida e as políticas públicas do Ministério das Cidades”, destacou o ministro das Cidades Jader Filho.
A Agência Internacional de Energia (AIE) é uma das organizações mais respeitadas mundialmente no âmbito do setor energético. A AIE promove o conhecimento sobre eficiência energética, novas tecnologias, modelagem e estatística no setor energético e políticas públicas para fontes renováveis de energia. O Brasil é membro associado da AIE desde 2017. Nos últimos anos, o governo brasileiro e a Agência vêm intensificando a colaboração bilateral, especialmente em temas como transição energética justa, financiamento para a transição energética e bioenergia.
Ainda durante a quinta-feira (7), o ministro das Cidades participou de sessões temáticas e plenárias importantes para as ações da pasta que podem criar cidades mais resilientes aos eventos climáticos. Entre as discussões estão: a construção de edifícios com emissão zero de carbono e a criação de habitações acessíveis, adequadas e sustentáveis, principalmente para as populações mais vulneráveis. Jader Filho participa nesta sexta-feira (8) de novas reuniões e deve realizar uma apresentação sobre as ações do Ministério das Cidades relacionadas com os temas debatidos no Fórum, em especial no programa Minha Casa, Minha Vida.
O Fórum
Realizado pela primeira vez em Paris, o Fórum Mundial de Edificações e Clima é organizado pelo governo da França em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento recebe apoio da Aliança Global para Edifícios e Construção (GlobalABC), criada durante a COP21 com o objetivo de implementar, no setor de construção, a criação de edifícios resilientes e eficientes com zero emissões de carbono.
Por: Ministério das Cidades (MCidades)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte