Fiocruz e Instituto Carlos III firmam acordo na presença de Lula e Pedro Sánchez
Intenção é aprofundar a cooperação entre as duas instituições e desenvolver atividades relacionadas à saúde, educação e desenvolvimento científico e tecnológico
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios Carmona, assinaram nesta quarta-feira (6/3) um memorando de entendimento entre a Fundação e o Instituto de Saúde Carlos III. O acordo foi firmado na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Nísia Trindade Lima no âmbito da visita de Estado do presidente do governo da Espanha Pedro Sánchez.
No evento, no qual foram firmados acordos em outras áreas, como comunicações e energia, Lula ressaltou que "Brasil e Espanha possuem longa história de amizade e cooperação" e seu compromisso em avançar a parceria estratégica entre os dois países.
Com o memorando de entendimento entre a Fiocruz e o Instituto de Saúde Carlos III, que é considerado um dos principais centros de saúde pública do mundo, pretende-se aprofundar a cooperação entre as duas instituições e desenvolver atividades relacionadas à saúde, educação e desenvolvimento científico e tecnológico, por meio de cooperação técnica e troca de informações, sobretudo no campo das doenças raras, das doenças infecciosas, da vigilância epidemiológica e da saúde digital.
Para o presidente Mario Moreira, "esse acordo representa mais um passo na consolidação do sistema de ciência e tecnologia da Fiocruz a partir das cooperações internacionais".
Com vigência esperada de cinco anos, o memorando também prevê visitas e intercâmbios informais de professores, acadêmicos e administradores de áreas específicas de ensino, pesquisa e extensão, além da organização de conferências, simpósios ou outras reuniões científicas conjuntas sobre temas de interesse comum.
Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte