Aeroporto de Caruaru receberá investimentos de R$ 140 milhões do MPor
Terminal localizado no agreste do estado passará por reforma para ampliação dos serviços e operação de novos voos comerciais
Os moradores de Caruaru, em Pernambuco, e de outros 26 munícipios que fazem parte do agreste do estado que tanto sonharam em ter mais conectividade comercial para os demais eixos do país tiveram, nesta sexta-feira (1/3), a confirmação de que esse desejo se transformará em realidade. Em visita a cidade, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou o plano de expansão, modernização e investimentos do aeroporto Oscar Laranjeira.
A retomada do desenvolvimento na região conta com o aporte do Governo Federal por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que destinou cerca de R$ 140 milhões para realização de melhorias imediatas na infraestrutura do aeroporto, aporte que proporcionará comodidade, conforto e maior acessibilidade aos moradores. Um dos resultados previstos por meio desses investimentos será o início de voos comerciais de Caruaru para cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O evento marcou ainda a troca da administração do sítio aeroportuário. O espaço passará a ser gerido pela Infraero, empresa pública que possui décadas de experiência gestão e operação de aeroportos.
Costa Filho destacou que o MPor pretende alavancar não apenas o turismo de lazer como também o de negócios da região. Ao lado do governo do estado e do munícipio de Caruaru, ele ainda ressaltou que o objetivo do ministério é transformar o segundo maior centro da indústria têxtil do país em um grande polo logístico para escoamento (importação e exportação) dos itens que são produzidos na região do agreste e sertão.
“Esse aeroporto, sem dúvida alguma, vai levar ainda mais desenvolvimento para a Caruaru, para o agreste e todo o sertão desse imenso estado que é Pernambuco. Esses investimentos vão trazer mais empregos para a região, para os setores de serviço e da construção civil. Caruaru será um grande hub de serviços do Nordeste. Na hora que o avião pousar, a cidade decola”, avaliou Costa Filho.
Presente na cerimônia de anúncio dos novos investimentos na aviação do município, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, frisou que os investimentos se transformarão num catalisador de novas oportunidades para o desenvolvimento do estado. “Todo mundo que está aqui hoje tem um propósito só, que é fazer Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás. Isso implica fundamentalmente fazer investimentos no interior do nosso estado. O aeroporto de Caruaru é uma realidade e o melhor ainda está por vir”, concluiu a governadora.
Ampliação da infraestrutura aeroportuária
Como parte do Plano Aeroviário Nacional (PAN) desenvolvido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que vai requalificar os principais aeroportos regionais do país e integrar os modais de transportes, o aeroporto Oscar Laranjeira será totalmente reformado e ampliado para atender a projeção de crescimento comercial do quarto maior munícipio do estado em termo de volume populacional. Entre as melhorias previstas está a construção de um novo terminal de passageiros, com extensão de 6.000m² e capacidade para atender 1,1 milhão de passageiros por ano, proporcionando maior comodidade e segurança aos viajantes.
Outra importante intervenção que será realizada no aeródromo é a ampliação da pista de pouso e decolagem, passando de 1.800 para 2.250 metros. Com essa extensão, o terminal terá a oferta de novos voos e poderá receber aeronaves de maior porte, como os modelos Airbus e Boeing, operados pelas principais companhias aéreas do mundo. Os recursos destinados no empreendimento também preveem a construção de um novo pátio e novas pistas de taxiamento de aeronaves, incluindo novos acessos a hangares.
O encontro desta sexta-feira reuniu diversas autoridades do estado. Além do ministro Silvio Costa Filho e da governadora Raquel Lyra, estiveram presentes o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o senador Fernando Dueire, os deputados federais Carlos Veras e Renildo Calheiros, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Tiago Pereira, o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, entre outros representantes do setor aéreo.
Por: Ministério de Portos e Aeroportos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte