Social e Políticas Públicas
Gestão reúne gestores estaduais e municipais durante o I Encontro da Rede GOV.BR em 2024
Objetivo foi reforçar a colaboração federativa; até o momento, a rede é integrada por todos os 26 estados, o Distrito Federal e 896 municípios que somam mais de 98 milhões de brasileiros
Por: Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
27/03/2024 17:45
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizou, na tarde desta quarta-feira (27/03), o I Encontro da Rede GOV.BR de 2024. O objetivo do evento foi reforçar a colaboração federativa em governo digital e compartilhar experiências entre os participantes. A Rede GOV.BR é um espaço de colaboração, intercâmbio, articulação e disseminação de soluções e iniciativas inovadoras entre as diversas esferas da federação. Até o momento, integram a rede os 26 estados, o Distrito Federal e 896 municípios, que representam mais de 98 milhões de brasileiros.
Na abertura do encontro, a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, destacou a importância do crescimento das adesões à rede e o crescente uso das soluções do GOV.BR por estados e municípios. “Queremos muito ver os municípios e estados ganhando mais maturidade digital e melhorando a experiência dos cidadãos, tornando a administração mais próxima e simples para as pessoas, tudo isso numa lógica de inclusão e acessibilidade, sem deixar ninguém para trás”, disse. Entre as soluções disponíveis estão o Acesso GOV.BR, Assinatura GOV.BR e Prova de Vida Digital.
Roncaratti também enfatizou a importância da construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital, realizada ao longo do último ano. Essa futura norma será um conjunto de recomendações estratégicas para articular e direcionar as iniciativas de governo digital em todos os entes da Federação. O Governo Federal vai utilizar a Rede GOV.BR para impulsionar essa estratégia.
“O processo de construção das recomendações foi engrandecedor, com um volume grande de contribuições para a estratégia que está para ser publicada”, relembrou Roncaratti. O trabalho para a elaboração começou em 2023 com a realização de oficinas presenciais nas cinco regiões do país. Também foram realizadas quatro oficinas remotas para estados e municípios; organizações da sociedade civil; instituições privadas; e empresas públicas de tecnologia, de diversas esferas da federação. Ao todo, os eventos contaram com a participação de quase 900 pessoas.
Além disso, o MGI também realizou uma etapa de participação ampla e online sobre o documento. Ao todo, o ministério recebeu 406 contribuições ao futuro decreto e mais de dois mil votos nas recomendações. Entre os objetivos da Estratégia Nacional para 2024 –2027 estão a identificação única do cidadão, governança, transparência, infraestrutura digital, interoperabilidade e personalização e foco no usuário.
Alagoas Mais Digital
Uma das experiências apresentadas durante o encontro foi o Programa Alagoas Mais Digital. Thiago Ávila, representante do governo desse estado, ressaltou a importância do desenvolvimento dos servidores públicos, da estruturação da governança e de ter bons parceiros como a Rede GOV.BR para a transformação digital. “É fundamental saber onde se quer chegar, ser persistente e resiliente", afirmou.
No estado, a iniciativa está estruturada em três componentes: Governança, Capacidades Digitais e Cibersegurança; Serviços Digitais; e Educação e Saúde Digital. O objetivo é aprimorar o relacionamento e a proximidade entre a administração pública estadual e a população, de forma a melhorar a eficiência na prestação de serviços públicos e aumentar o nível de satisfação dos cidadãos.
Entre as medidas previstas estão a elaboração de uma Estratégia de Governo Digital no estado, fortalecimento das habilidades digitais dos servidores, digitalização da gestão educacional e o desenvolvimento de uma solução digital para relacionamento proativo e preventivo da saúde do cidadão. O programa é uma parceria do governo do estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No estado, a iniciativa está estruturada em três componentes: Governança, Capacidades Digitais e Cibersegurança; Serviços Digitais; e Educação e Saúde Digital. O objetivo é aprimorar o relacionamento e a proximidade entre a administração pública estadual e a população, de forma a melhorar a eficiência na prestação de serviços públicos e aumentar o nível de satisfação dos cidadãos.
Entre as medidas previstas estão a elaboração de uma Estratégia de Governo Digital no estado, fortalecimento das habilidades digitais dos servidores, digitalização da gestão educacional e o desenvolvimento de uma solução digital para relacionamento proativo e preventivo da saúde do cidadão. O programa é uma parceria do governo do estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além do estado de AL, o estado de MG e os municípios de Boa Vista-RR e Jaquariúna-SP também compartilharam suas experiências exitosas na temática abordada no encontro.
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
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