Inep implementa cotas em seleção para elaboradores de itens
Processo seletivo para elaborar e revisar itens para o Sistema de Avaliação da Educação Básica conta com vagas para cotistas. Inscrições vão até 22/3
Pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência contam com reserva de vagas na seleção para elaborador e revisor de itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de cotas. Os professores interessados devem se inscrever pelo Sistema BNI até a próxima sexta-feira, 22 de março. É a primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece vagas a cotistas em um processo seletivo para esses fins.
Serão selecionados docentes com nível superior em licenciatura das seguintes áreas: história; geografia; ciências sociais (sociologia, ciência política ou antropologia); filosofia; ciências; biologia; física; e química. Segundo Clara Machado, coordenadora-geral do Saeb, “as cotas vão promover maior diversidade e representatividade social no grupo de selecionados, além de possibilitar que diferentes perspectivas sejam incorporadas nos testes”, afirmou.
De acordo com ela, a representação de realidades diversas é uma preocupação presente nos processos que envolvem a avaliação. “Nós tratamos disso em outros âmbitos. As nossas comissões assessoras, que trabalham conosco, principalmente, na montagem dos testes, elencam professores de todo o Brasil”, comentou. “As cotas permitem que a gente reforce a pluralidade de perspectivas desde a elaboração dos itens”, avalia Clara.
- 20% das vagas são para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
- 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência.
Confira o cronograma do processo seletivo:
Inscrições: 4 a 22 de março
Análise de documentos: 25 de março a 26 de abril
Divulgação preliminar dos classificados: 30 de abril
Período para interposição de recursos: 30 de abril a 5 de maio
Período de análise de recursos: 6 a 17 de maio
Divulgação final dos classificados: 22 de maio
Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.
Acesse o edital do processo seletivo
Acesse o Sistema BNI
Saiba mais sobre o Saeb
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte