Ciências

Mesa redonda debate a presença das mulheres na ciência

Denise Pires de Carvalho, presidente da Fundação, apresentou números que mostram a realidade da participação feminina na academia

08/03/2024 18:08
Mesa redonda debate a presença das mulheres na ciência
Foto: Naiara Demarco/CAPES

 

Na manhã da sexta-feira, 8 de março, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participou do debate Mulheres e Ciência. A mesa-redonda promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), ocorreu no auditório da Inovateca, no Parque Tecnológico daquela instituição. Denise Pires de Carvalho, presidente da Fundação, apresentou números que mostram a realidade da participação feminina na academia.

A gestora demonstrou como o ‘efeito-tesoura' – termo utilizado para evidenciar como as mulheres perdem espaço nas ciências, conforme vão avançando na carreira, sem conseguir chegar ao topo – aparece na carreira da mulher que faz pós-graduação e se dá nas diferentes áreas do conhecimento. Como exemplo, Denise citou a participação majoritária das mulheres na pós-graduação e como há uma inversão “quando olhamos o número de inventores e de patentes”: os homens passam a ser maioria.

A presidente falou sobre as ações da CAPES que fortalecem a busca por equidade como Política Pública, a exemplo do edital de mobilidade internacional do Programa Abdias Nascimento, que destina 50% das vagas para mulheres autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, indígenas e do campo, alunas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, e destacou a parceria com a Dimensions Sciences , que no âmbito do Prêmio CAPES de Tese, oferece um prêmio para uma doutora da área de Biotecnologia.

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/mesa-redonda-debate-a-presenca-das-mulheres-na-ciencia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte