Saúde

Dimensionamento da Força de Trabalho é lançado no Ministério da Saúde para apoiar a gestão de pessoas

Objetivo é olhar para a gestão de pessoas de forma estratégica, promovendo bem-estar, melhores condições de trabalho e eficiência

07/03/2024 12:07
Dimensionamento da Força de Trabalho é lançado no Ministério da Saúde para apoiar a gestão de pessoas
Foto: Washington Costa/MGI

 

Representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançaram o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) do Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (06/03), em Brasília. Nas próximas quinze semanas, o ministério passará por um processo metodológico, para que seja calculada a quantidade necessária de pessoas para realizar as atribuições do órgão.

O objetivo do instrumento de planejamento é apoiar a gestão de pessoas e subsidiar a construção de políticas públicas de modo otimizado. Isso será feito por meio do processamento de dados qualitativos e quantitativos sobre as entregas realizadas pelas equipes do MS, levando em conta as características de pessoal que compõem cada unidade e o contexto de cada trabalho.

Conforme a secretária-executiva do MGI, Cristina Kiomi Mori, o trabalho, que levará quase quatro meses, dedica-se a olhar para a atuação do MS de maneira organizada, ao visualizar desafios e gargalos, e considerar os macroprocessos do Ministério para identificar uma melhor atuação dos novos servidores, que serão admitidos via Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

“A metodologia que apresentamos vem no contexto de reconstrução do estado brasileiro depois de anos de criminalização dos servidores públicos. Estamos olhando para a gestão de pessoas de maneira estratégica ao repovoar os órgãos públicos federais a partir dos concursos. Nessa lógica, quando falamos do dimensionamento da força de trabalho nos órgãos participantes do CPNU, estamos analisando como aproveitar melhor os servidores que estão chegando”.

O secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, classificou o módulo de dimensionamento da força de trabalho não só como um meio de facilitar a identificação de lacunas e de áreas estratégicas dentro dos ministérios, mas como um auxílio no processo de alocação inicial dos servidores que ingressarão na pasta após a realização da prova, em 5 de maio.

“O DFT é uma ferramenta para introduzir no cotidiano dos órgãos a melhoria de diversos aspectos do trabalho. É uma maneira de ampliar nossa capacidade de compreensão sobre o que temos que fazer e como fazer. Em todos os demais órgãos que aderiram ao CNPU, temos sido recebidos com muita expectativa de que esse processo possar ser institucionalizado no dia a dia das atividades, para mudar normas de alocação, de ambientação, de formação e capacitação ao longo do ciclo laboral, do ciclo de vida do servidor”, disse Cardoso.

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) 
Edição: Yara Aquino

 

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/mgi-lanca-201cdimensionamento-da-forca-de-trabalho201d-no-ministerio-da-saude
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte