Ministério das Comunicações destaca soluções para os desafios de levar conectividade a todos brasileiros
Em evento com a União Europeia, secretário Hermano Tercius apontou os avanços da pasta e os projetos para levar internet a toda a população
Durante a 12ª edição do Diálogo Brasil-União Europeia sobre Economia Digital, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, destacou que a grande missão do Governo Federal é oferecer conectividade para toda a população.
“O Brasil atingiu 90% de internet nos domicílios, com conexões fixas ou móveis. Os nossos esforços estão concentrados em alcançar aqueles que ainda não estão conectados, para que ninguém seja deixado para trás”, afirmou Hermano.
O secretário lembrou que o último encontro com a União Europeia aconteceu em 2019 e reforçou a importância do diálogo para a construção de novos projetos para a área. “Como sabem, este tem sido um diálogo digital muito frutífero ao longo dos anos, tanto em termos de discussões políticas como de projetos tecnológicos”, disse.
De acordo o secretário, houve grandes investimentos na área de telecomunicações devido a mudança na legislação que rege o nosso Fundo de Serviços Universais (FUST), que atualmente fornece fundos especificamente para conexões de banda larga, sobretudo para escolas públicas. “O Brasil fornecerá conectividade de banda larga a todas as 140 mil escolas públicas do país, tanto urbanas quanto rurais, até 2026. Isso faz parte da nossa Estratégia de Escolas Conectadas”, afirmou Hermano.
O coordenador Geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações, Daniel Cavalcanti, fez uma apresentação mostrando a ampliação e evolução do 4G e 5G em todo território nacional detalhando o programa Norte Conectado e a infraestrutura usada na região para levar a internet para a população apontando os desafios de conectar áreas rurais no Brasil.
“No programa Conexão Norte, são usados cabos de fibra ótica de alta capacidade, similares a cabos submarinos, espalhados pelos leitos do rio Amazonas e de seus afluentes. Isto permitirá cobrir 59 municípios e cerca de 10 milhões de pessoas, com 12 mil quilômetros de cabos de fibra óptica”, completou Daniel.
Além do Ministério das Comunicações e do MRE, a 12ª edição do Diálogo Brasil-União Europeia sobre Economia Digital contou com a participação de representantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, da Casa Civil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação da Anatel, entre outros.
Por: Ministério das Comunicações
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte