Ministra visita instalações da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180
A ida ao local encerra as atividades alusivas ao mês de março; somente nos dois primeiros meses de 2024, já foram recebidas 93.263 ligações
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, na quinta-feira (28/3), para visitar as instalações e a equipe de atendimento, encerrando, assim, as atividades alusivas ao mês das mulheres. Na ocasião, ela agradeceu e parabenizou as atendentes da unidade, que em 2023 recebeu 568,6 mil ligações. Nos dois primeiros meses deste ano, já foram 93.263 atendimentos.
"Ao longo de todo o mês de março apresentamos o que temos feito no Ministério das Mulheres. Hoje é mais um dia desse trabalho, estamos aqui para conhecer os dados que já foram levantados, pois sabemos que a informação é uma importante ferramenta para combater a violência contra a mulher", disse Cida Gonçalves, destacando que o ritmo de 2024 será de muita entrega, discussão e conquista de direitos. “O nosso trabalho não se limita a um mês específico, lutamos todos os dias. O que nós queremos é ver as mulheres seguras e felizes”, frisou.
Durante a visita, foi apresentado um balanço dos atendimentos realizados pelo Ligue 180 em 2023, elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher da Universidade de Brasília. A iniciativa visa retomar a divulgação dos balanços anuais do Ligue 180, a qual tinha sido paralisada na gestão anterior.
Em breve, também será possível consultar os dados de atendimento no Painel do Ligue 180. Lançado em fevereiro deste ano, a plataforma online traz informações de mais de 2.500 serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, como delegacias especializadas; núcleos da mulher nas defensorias públicas; centros de referência e de atendimento à mulher; Casas da Mulher Brasileira; Patrulhas Maria da Penha, entre outros.
Durante a visita à Central, Cida Gonçalves esteve acompanhada das professoras pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher, da UnB, Ela Wiecko, Lia Zanotta, Tânia Mara Campos de Almeida e Ana Paula Antunes. Também participaram da visita à Central as secretárias nacionais de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Dau; e de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmem Foro; além da coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher, Ellen Costa.
Esta é a segunda vez que a ministra Cida Gonçalves visita a Central Ligue 180. A primeira foi em abril do ano passado, junto à socióloga e primeira-dama, Janja Lula da Silva, quando foi lançado o serviço de atendimento via Whatsapp.
Por: Ministério das Mulheres
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte