Ministra da Cultura se reúne com artistas e influenciadores de todo o país
Recepção antecedeu abertura oficial da 4ª Conferência Nacional de Cultura nesta segunda (4)
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu com artistas e influenciadores digitais no final da tarde desta segunda-feira (4). Representantes de todas as regiões do país em variados segmentos culturais puderam, também ao lado da primeira-dama Janja da Silva, trocaram experiências relacionadas ao fazer cultural.
“Eu só comecei a criar conteúdos de povos indígenas na internet por causa de um edital do Ministério da Cultura, o Juventude Vlogueira, de 2018, declarou Cristian Wariu, representante do povo Xavante, natural do Mato Grosso.
Em uma roda descontraída de conversa, Jeff Guimarães afirmou que estava “se sentindo grandão” por compartilhar o espaço de debate junto a tantos outros produtores de conteúdo. Além deles, o encontro contou com outros nomes conhecidos como Ivan Baron, Julio de Sá, João Pedro Mercês, Marciele Albuquerque, Luisa Clasen, Keila Tremekeila, Flores Astrais, Adriel Bispo, Romero Ferro, Sammliz, Max Petterson, Fernanda Duarte de Brito, João Sampaio, Clara Telles, Gabriel kLap, Clayton Cavalcante e Gabriela Oliveira.
Ale Youssef, gestor cultural, destacou com fundamental a “atualização” da agenda cultural durante a CNC. “Fiquei feliz de ver o eixo temático economia criatividade, renda, sustentabilidade, que mostra essa visão antenada como as forma mais contemporâneas de fazer cultura no mundo inteiro”, disse.O cantor Lenine comemorou a retomada do evento. “Ao longo da minha vida eu vi esse Ministério ser extinguido mais de uma vez. Então, um momento como esse, que a gente retoma uma conferência depois de 10 anos, e celebra a existência de um Ministério da Cultura, é fundamental”. E completou: “É importante a gente seguir, retomar o protagonismo que a Cultura Brasileira sempre teve. E a gente está nesse caminho!”.
Antônio Grassi, ator, participou da 3ª CNC, em 2023. E destacou a presença de uma nova geração nos debates culturais presentes nesta edição. “É um renascer, é uma emoção estar presente aqui agora e ver isso acontecer. O Brasil está de volta”, avaliou.
A atriz Bárbara Paz, visivelmente emocionada, defendeu a cultura como ferramenta de formação. “Eu sempre digo que a Cultura me educou, me deu tudo. Estar aqui hoje, com esse governo, nesse evento maravilhoso, é bonito de se ver”.
Mônica Martelli, Klebber Toledo, Camila Márdila, Inez Viana e Débora Lamm foram alguns dos nomes que também passaram pelo encontro e, posteriormente, circularam pelas dependências do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
“É uma alegria estar com tanta gente bacana, que fala sobre diversidade, sobe arte, sobre cultura, a importância de valorizar a Amazônia, sobre sustentabilidade, sobre qualquer assunto que faz a nossa democracia mais forte e do Brasil um país melhor”, completou o secretário Executivo do MinC, Márcio Tavares.
Realização
A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, correalização da OEI e apoio da Flacso Brasil.
Por: Ministério da Cultura (MinC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte