Ministro das Cidades debate sobre desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros
Jader Filho conversou com representantes do setor privado durante o 2º Ciclo de Debates 2024 promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil
Com objetivo de discutir políticas públicas em parceria com o setor privado, o ministro das Cidades, Jader Filho, participou nesta terça-feira (12/3) do 2º Ciclo de Debates 2024 promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O ministro conversou com representantes do setor privado e falou sobre a cooperação como ferramenta para a evolução da economia do país, em especial com as Associações Comerciais (ACS). O evento teve entre suas finalidades mostrar como estas associações podem contribuir para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.
O ministro destacou a importância da parceria com o setor privado nos programas da pasta e usou o Minha Casa, Minha Vida como exemplo. "O setor privado é quem vai construir essas casas, gerando emprego, gerando renda. Nós temos um interesse comum que é desenvolver o nosso País. Fazer com que o padrão de investimento, a partir das obras do PAC, onde só da seleção que nós temos em 2024 é da ordem de R$ 68 bilhões de reais. Só do orçamento do MCMV é da ordem de R$ 11,5 bilhões. E isso, repito, será feito a partir de empresas do setor privado que vão construir essas unidades habitacionais".
Jader Filho falou também que ambos os setores podem trazer soluções para políticas públicas e ressaltou que essas parcerias contribuem para economia do Brasil. "É importante que a gente consiga fazer que os dois lados dessa moeda, o setor privado e o setor público, cada um no seu lugar, sendo os motores da nossa economia para que a gente possa comemorar, como a gente comemorou este ano o crescimento do PIB, para que a gente possa ter um avanço ainda maior em 2024. Mas a gente só vai alcançar isso se, de fato, pudermos trabalhar juntos”, enfatizou o ministro.
O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, que recebeu o ministro, representantes de associações comerciais e demais autoridades, defende a cooperação entre os dois setores em prol do desenvolvimento econômico das cidades. "As nossas entidades já são agentes econômicos de destaque em suas cidades. Agora, queremos que eles também atuem como intermediários em ações que promovam comodidade e prosperidade à população local, por meio de parcerias apoiadas pelo Ministério das Cidades", destacou Cotait.
A CACB integra a Coordenação Executiva do Conselho das Cidades (ConCidades), como representante dos empresários brasileiros. Este Conselho apoia a realização de eventos com temáticas de sustentabilidade e a busca de soluções inovadoras em nível federal, estadual e municipal. O ConCidades, que faz parte da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), tem também o papel de estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas, além de acompanhar a execução.
Durante o evento, Jader Filho ouviu dos presentes demandas do setor em diversos estados e apresentou novas ações da pasta, em especial para o desenvolvimento sustentável das cidades. Ainda segundo a CACB, a aproximação entre empresários e líderes políticos permite o acesso à informação e estimula a busca por ações de cooperação que possam contribuir para melhorar a vida do cidadão, que é o cliente das empresas que atuam em seu município.
Carta de intenções
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) entregou ao ministro Jader Filho uma carta de intenções que propõe uma parceria com o Ministério das Cidades, para colaborar na reconstrução e melhoria da visibilidade da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A carta apresenta as Associações Comerciais (ACS) como potenciais parceiras para colaborar na articulação da política nacional de desenvolvimento urbano.
Por: Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte