Meio ambiente

Ministro das Cidades apresenta ações do Governo Federal para redução de danos socioambientais

Jader Filho discursou na França durante o 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima e destacou as ações da pasta voltadas para redução de danos ao meio ambiente

08/03/2024 16:02
Ministro das Cidades apresenta ações do Governo Federal para redução de danos socioambientais
Foto: Divulgação/Ministério das Cidades

 

"Sem justiça social não há justiça ambiental", declarou o ministro das Cidades, Jader Filho, durante apresentação nesta sexta-feira (8/3) no 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima, na França. O titular da pasta das Cidades detalhou as principais contribuições do ministério para a pauta ambiental do país na gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Jader Filho falou dos desafios do Brasil e destacou o alinhamento das ações com os temas debatidos no Fórum, como a adaptação às questões climáticas.

As mudanças no novo Minha Casa, Minha Vida, o maior programa de habitação social do País, foram destacadas pelo ministro. Segundo a apresentação, a nova versão do MCMV conta com estratégias que contribuem para a redução do impacto ambiental dos empreendimentos. Entre os exemplos estão: o uso de energia limpa e acessível e a criação de cidades e comunidades sustentáveis. Além disso, as obras são pensadas para a adaptação e mitigação aos eventos causados pelas mudanças climáticas.

Na mobilidade urbana, Jader Filho enfatizou os investimentos do Novo PAC para o setor. "Nós estamos fazendo uma seleção para todo o Brasil, com diversos bancos públicos que nós temos, de 3 mil novos ônibus para todo o país com energia elétrica. E mais cerca de 2,5 mil ônibus já com o diesel mais ambientalmente correto que é o Euro 6, que emite 18 vezes menos carbono do que o diesel normal", declarou o ministro.

Ainda na apresentação aos participantes do Fórum, o ministro das Cidades Jader Filho lembrou das metas ambientais propostas ao Brasil e garantiu que o governo brasileiro está disposto a cumprir. "Nós no primeiro ano de governo reduzimos o desmatamento no Brasil em mais de 40%. Nós não estamos satisfeitos, nós queremos mais! A meta que o presidente Lula nos deu é o desmatamento zero e o Brasil vai alcançar este objetivo."

Ao final, um vídeo apresentou aos participantes um convite para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) que será em Belém, no Pará. Segundo a apresentação, o evento vai oferecer um novo olhar sobre a Amazônia e sua biodiversidade. A COP30 será principalmente sobre o clima e vai debater sobre o futuro da Amazônia e as adaptações do bioma às mudanças climáticas e seus reflexos no mundo.

Durante dois dias, o ministro das Cidades cumpriu agendas estratégicas para o país na França. Além de participar de debates e sessões temáticas do Fórum Mundial de Edificações e Clima, Jader Filho se reuniu com o Diretor Executivo na Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol. Na ocasião, o ministro apresentou iniciativas do governo para o uso de energia limpa, em especial nos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

O 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima foi organizado pelo governo da França em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento recebeu apoio da Aliança Global para Edifícios e Construção (GlobalABC), que foi criada durante a COP21 com o objetivo de implementar, no setor de construção, a criação de edifícios resilientes e eficientes com zero emissões de carbono.

Por: Ministério das Cidades

Link: https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/ministro-jader-filho-apresenta-acoes-para-reducao-de-danos-socioambientais-em-programas-da-pasta
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte