Ministro Luiz Marinho abre encontro do G20 sobre Emprego
Começa hoje (27) em Brasília a 2ª Reunião Técnica que discutirá a igualdade de gênero e a promoção da diversidade no mundo do trabalho
Começou nesta quarta-feira (27) a 2ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho sobre Emprego, do G20 Brasil, realizada em Brasília (DF). O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, falou na abertura das atividades, que serão norteadas pelo tema I gualdade de Gênero e a Promoção da Diversidade no Mundo do Trabalho.
Segundo Marinho, o Brasil quer promover um processo de cooperação entre as maiores economias do planeta para a promoção do trabalho decente, expresso nas melhores práticas em políticas públicas que poderão ser compartilhadas e incorporadas. “O Brasil acredita que a inclusão social e o combate à pobreza e à fome devem permear todas as políticas de governo, em especial, as de trabalho”.
Marinho afirmou que os temas escolhidos pelo Brasil estão alinhados com os desafios de um mundo do trabalho cada vez tecnológico e globalizado. “Os temas definidos pelo presidente Lula, inclusão social e combate à pobreza e à fome; o desenvolvimento sustentável e a transição energética; e finalmente, a reforma das instituições de governança global, são temas que permeiam o mundo do trabalho, de maneira muito direta”, argumentou.
As representantes da Índia, Sumita Dawra, e da África do Sul, Letoaba Kgomotso Abram, que participam da organização do G20, juntamente com o Brasil (troika), também deram as boas-vindas aos participantes. Sumita disse que espera que os debates no Brasil sejam muito ricos e proveitos, repetindo o que aconteceu na edição G20 no seu país, em 2023. “É importante destacar que as pautas escolhidas pelo Brasil, que tratam de igualdade de gênero e diversidade no mundo de trabalho, são as agendas mais urgentes na atualidade”, declarou.
Kgomotso Abram Letoaba, da África do Sul, disse que o G20 Brasil é um dos mais importantes para a difusão de uma agenda que permita mudanças efetivas na inclusão do mercado de trabalho. “Temos um papel primordial para impulsionar as mudanças necessárias no mundo do trabalho", afirmou Kgomotso.
Diversidade – Marinho afirmou que o governo brasileiro combate a discriminação de qualquer ordem no local de trabalho, seja ela de gênero, raça, idade, condição física, nacionalidade, crença, opção política/ideológica ou identidade sexual. “A discriminação, além de manter distorções salariais, desequilibra as oportunidades de contratação e de carreira”, ressaltou Marinho. Na avaliação dele, a promoção da diversidade no local de trabalho é o meio para promoção da justiça. “Nesse ponto específico, estamos muito felizes em ser o primeiro país a propor a coleta de dados relacionada aos mais diversos grupos de pessoas para o relatório deste grupo de trabalho”, afirmou.
Troika – É o sistema da troika do G20 é a estrutura para conduzir o funcionamento do grupo. A troika é formada pelas presidências atual, anterior e seguinte do G20. Os três membros cooperam entre si na preparação da Cúpula do G20. Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).
Repositório - O objetivo do GT Emprego é a formação de um repositório de políticas de proteção social dos trabalhadores e buscar adesão dos membros e convidados à Coalizão Internacional pela Igualdade de Pagamento, iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU Mulheres e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e acolhida pelo Brasil. Lançada em 2018, a iniciativa tem como objetivo aumentar e igualar o salário das mulheres em relação ao dos homens em todo mundo.
Por dentro da agenda do GT do Emprego no G20
Quarta-feira, 27
9h30 – 9h50 Sessão de abertura, ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho
9h50 – 12h Sessão 1 – Igualdade de Gênero e Promoção da Diversidade no Mundo do Trabalho
Chefe de Diversidade e Participação Social do MTE, Anatalina Lourenço da Silva; Unesco: O Peso das Palavras: apresentação sobre a Linguagem de Gênero e Participação e Posicionamento das Mulheres no Mercado de Trabalho; OCDE: apresentação sobre o mercado de trabalho para LGBTQI e questão racial; Centro de Pesquisa em Empreendedorismo nas Economias do G20: Mulheres, tecnologia e empreendimento;
13h30 – 16h Sessão 2 – Seguridade Social e Igualdade de Gênero
Ministro Carlos Lupi (Previdência Social); ISSA e OIT: Gênero e Seguridade Social; OCDE: o uso das licenças parentais; Países convidados à mesa: Alemanha, Turquia, Japão, França e Emirados Árabes Unidos;
Quinta-feira, 28
9h30 – 12h Sessão 3 – O Impacto das Políticas de Cuidado na Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho : Laís Wendel Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família (MDS); Rosane da Silva, Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, MMulheres; apresentação da OIT; Ana Amélia Camarano, coordenadora de Estudos e Pesquisas em Igualdade de Gênero, Raça e Gerações (Ipea)
13h30 – 16h Sessão 4 – Igualdade de Remuneração - Dercylete Lisboa Loureiro, inspetora do Trabalho, Secretaria de Inspeção do Trabalho; Rosane da Silva, Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Ministério das Mulheres do Brasil; Maria Lucia Franca Pontes Vieira, coordenadora do Grupo de Trabalho de Gênero (IBGE); Países convidados à mesa: Austrália, Reino Unido, Canadá, África do Sul e Espanha.
16h30 – 18h30 Sessão 5 – Igualdade no Mundo do Trabalho ; Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho (MTE); - Apresentação da EPIC; BID: Os efeitos da IA na vida laboral de mulheres
18h30 – 18h40 Sessão de Encerramento
Por: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte