MIR e Banco do Brasil dão início as atividades do Grupo de Trabalho do Pacto pela Igualdade Racial
GT foi criado pela Secretaria de Relações Institucionais e é coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, se reuniram hoje (18), na sede da instituição pública financeira para formalizar o início das atividades do Grupo de Trabalho do Pacto pela Igualdade Racial.
Em um evento híbrido, estavam presentes, o ministro das Relações institucionais, Alexandre Padilha, o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Paulo Pereira, a Secretária Executiva do MIR, Roberta Eugênio e a secretária adjunta do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Fernanda Tomaz.
Criado pela Secretaria de Relações Institucionais no âmbito do Conselhão , o GT é coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial com o objetivo de somar esforços dos setores público e privado para debater e propor soluções que promovam a igualdade racial.
A ministra Anielle Franco agradeceu a parceria e afirmou que no lugar que ocupa não é fácil e simples mudar o pensamento de uma sociedade toda. Destacou a dificuldade do trabalho desenvolvido no âmbito do Conselhão , ao propor agendas de inclusão de pessoas negras nas empresas e nos espaços de poder, mas que tem conseguido dar passos na direção necessária. “É importante entrar, mas é também muito importante permanecer. Com o nosso trabalho, a gente sente um calorzinho de esperança de que a gente tá fincando no presente, dias melhores para o futuro e para as próximas gerações”, ressalta.
Tarciana Medeiros deu as boas-vindas e destacou a importância de um trabalho conjunto que envolva empresas estatais e autarquias na causa da igualdade racial com o objetivo de levar as ações do plano para o país inteiro. “Esse GT vem tratar de um tema que é caro à toda sociedade. Eu acredito que no momento em que todos os atores envolvidos trabalharem essa causa, eu tenho certeza de que os resultados serão expressivos e acontecerão no tempo que ainda seja possível a gente vivenciar os benefícios”, pontua.
Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha que participou online do evento, saudou a instalação do GT como uma primeira conversa no avanço do diálogo em conjunto com os representantes do C onselhão e Casa Civil. “Esse GT reforça o compromisso já mostrado pelo Banco do Brasil em promover políticas, iniciativas e metas de inclusão e atitudes antirracistas, bem como de promoção da igualdade racial”.
Parabenizou ainda a presença e o trabalho que a ministra Anielle comanda dentro do governo federal com uma proposta fina que vem sendo construída pelo Ministério da Igualdade Racial, em diálogo com a sociedade civil para mobilizar empresas, órgãos federais, organizações sindicais e sociais d a importância de firmar compromisso com a igualdade racial. “Anielle e Tarcian a são duas mulheres negras que estão colocando com muita força essa pauta no Governo Federal”, destaca.
O grupo de trabalho potencializará as diversas iniciativas do Banco do Brasil e dos demais participantes, por meio do diálogo com os movimentos sociais organizados, da academia, de outras empresas públicas e privadas.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte