Social e Políticas Públicas

MIR e Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais assinam memorando para cooperação em pesquisas de combate a desigualdades

Principais ações envolvem o programa Caminhos Amefricanos e o Observatório Amefricanidades

13/03/2024 17:04
MIR e Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais assinam memorando  para cooperação em pesquisas de combate a desigualdades
Foto: Divulgação/MIR


O Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) firmaram um Memorando de Entendimento nesta quarta-feira (13/3). O documento estabelece relações de cooperação internacional e de colaboração técnica, científica e cultural, com destaque ao combate à discriminação e à promoção da igualdade racial no Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul e no Observatório Amefricanidades.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância dessa parceria para os programas de intercâmbio do Ministério, em especial o Caminhos Amefricanos. “Sabemos como essas ações fazem a diferença na vida estudantil das pessoas e parcerias como esta que fazemos hoje são fundamentais para esse fortalecimento”, disse.

Karina Batthyány, diretora-executiva do Clacso, agradeceu pela parceria e destacou como entende que o Conselho pode contribuir. “Temos muitas atividades em termos de gênero e raça e queremos fortalecê-las. Creio que teremos rapidamente uma agenda de trabalho para avançar”, afirmou.

Para o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva, essa ação está no bojo das prioridades do MIR na área internacional. “Essa parceria é muito importante para nós, por toda a história e representação que o Clacso tem academicamente na América Latina, nos países africanos e caribenhos e, portanto no Sul Global, que é uma prioridade nítida na cooperação internacional do MIR”, disse.

Kátia Régis, coordenadora-geral de justiça racial e combate ao racismo destacou que o memorando de entendimento revela uma sintonia entre as ações do Clacso e do MIR. “Um dos eixos centrais da atuação do Conselho é justamente o combate às desigualdades de gênero e etnia, e têm muito a contribuir nos programas que temos desenvolvido numa cooperação sul-sul", detalhou.

O Memorando de Entendimento tem a duração de cinco anos e poderá ser renovado automaticamente enquanto durar a parceria.

Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)

Link: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/mir-e-conselho-latinoamericano-de-ciencias-sociais-assinam-memorando-de-entendimento-para-cooperacao-em-pesquisas-na-area-de-combate-a-desigualdades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte