Empresa aérea chilena anúncia duas novas rotas internacionais saindo do Brasil
Evento na Embaixada do Chile em Brasília (DF) teve a presença da secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e marcou a apresentação de novos voos ligando a capital federal e Belo Horizonte (MG) a Santiago
Um evento nesta terça-feira (19.03), em Brasília (DF), marcou o lançamento de duas novas rotas internacionais oferecidas no Brasil pela empresa aérea chilena SKY Airline. Com a presença de autoridades como a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, a Embaixada do Chile promoveu a apresentação dos voos que ligam o Distrito Federal e Belo Horizonte (MG) a Santiago, capital do país vizinho da América do Sul.
As viagens da companhia de baixo custo terão operações iniciadas nos dias 15 e 16 de junho deste ano, respetivamente. As ligações buscam atender à chamada “temporada de neve” no Chile, entre os meses de junho e setembro, favorecendo, também, a chegada de visitantes chilenos ao Brasil. A secretária Ana Carla Lopes destacou avanços na conectividade aérea bilateral e apontou benefícios ao fluxo turístico entre as duas nações.
“Isso é a concretização de uma política do governo brasileiro não só para atrair turistas estrangeiros, mas também para promover o nosso turismo interno. A partir do momento que a gente coloca um voo para Brasília, as pessoas não precisam ir, por exemplo, do Chile para São Paulo e depois voltar para Brasília - e a gente ainda tem menos emissão de carbono. É mais um sinal do nosso protagonismo internacional”, comentou Ana Carla.
Com a criação das duas novas rotas da SKY Airline, que terão três frequências semanais, é esperado o transporte total de mais de 7,5 mil passageiros por mês pela companhia, promovendo, assim, a ampliação do fluxo turístico. O embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, comemorou o reforço da conexão entre os países a partir do movimento de visitantes.
“Quando se abrem novas rotas, se criam novas conexões. Por exemplo, entre o Centro-Oeste do Brasil, o Centro do Chile e o Sul do Chile. Uma rota para brasileiros fazerem turismo no Chile e para chilenos virem conhecer o Cerrado, por exemplo. Tanto brasileiros quanto chilenos complementam as suas ofertas. E não somente entre nós, mas também para o mundo, como América do Sul”, observou Sebastián Depolo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, frisou que a iniciativa da empresa chilena reforça o relacionamento entre os países. “Esse anúncio vem em um momento muito importante. Nós tivemos, no ano de 2023, um aumento de chilenos voando para o Brasil na escala de 126%. Então, ganha o Chile e ganha o Brasil quando a gente promove os destinos e consegue pensar juntos o crescimento do turismo”, afirmou Freixo.
CHEGADAS - No último ano, o Chile emitiu 458,5 mil turistas ao Brasil, posicionando-se em terceiro lugar no ranking de países que mais enviam visitantes ao território nacional, atrás apenas da Argentina (1,9 milhão) e dos Estados Unidos (668,5 mil). A chegada de chilenos ao Brasil no ano passado foi recorde, a maior da série histórica, ultrapassando o Paraguai - o quarto do ranking - e retomando a posição que ocupava até 2018.
O diretor de Vendas da SKY Airline, Jayme Fernandes, que detalhou os novos voos durante o evento na Embaixada, manifestou otimismo quanto às operações. “O povo do Chile gosta de praia, da comida mineira, e agora vai ter a oportunidade de conhecer Brasília, por exemplo, e não só ficar em destinos de praia. A SKY tem um plano de crescimento internacional e, dentro desse plano, o Brasil é a grande aposta da SKY”, finalizou Fernandes.
Por: Ministério do Turismo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte