Energia

Energia: novas linhas de transmissão irão minimizar interferências regionais

Lotes que contemplam nove subestações e 35 novas linhas de transmissão e seccionamentos de linhas existentes, com mais de 5,8 mil quilômetros de extensão, evitarão trechos em áreas urbanas, terras indígenas e quilombolas, unidades de conservação, entre outros pontos

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
28/03/2024 10:04
Energia: novas linhas de transmissão irão minimizar interferências regionais
Foto: Divulgação/MME

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizaram, nesta quinta-feira (28/3), Leilão de Transmissão ANEEL 1º/2024. Foi o segundo maior da história, atrás apenas do realizado em dezembro do ano passado. Só os lotes de 1 a 6 e de 12 a 15 contemplaram nove novas subestações com capacidade de transformação de 6.000 mega-volt-ampères (MVA) e 35 novas linhas de transmissão e seccionamentos de linhas existentes, cujos traçados somam mais de 5,8 mil quilômetros de extensão.

Os traçados referenciais das linhas licitadas foram planejados buscando evitar ou minimizar interferências em regiões como áreas urbanas, terras indígenas, unidades de conservação, terras quilombolas, relevos, áreas de mineração entre outros aspectos socioambientais.

“No planejamento realizado se buscou aproveitar a proximidade de vias e linhas de transmissão existentes para evitar a supressão de vegetação na fase de construção dos empreendimentos. Infraestruturas que trarão benefícios para o sistema elétrico brasileiro e para a população”, ressalta o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

As obras desses dez lotes consideram os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí. Somados, os investimentos previstos chegam a quase R$17 bilhões. O prazo para conclusão das obras é de 60 a 72 meses, com geração estimada de 31.551 empregos diretos na construção.

Ao todo, o Leilão de Transmissão ANEEL 1º/2024 prevê 15 lotes em 14 estados com investimentos previstos de R$18,2 bilhões. O certame se destina à construção e manutenção de 6.464 quilômetros em linhas de transmissão novas e seccionamentos e de 9.200 mega-volt-ampères (MVA) em capacidade de transformação.

.

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/novas-linhas-e-subestacoes-irao-minimizar-interferencias-regionais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte