Economia

Pagamento por PIX copia-e-cola está disponível para mais de 40 mil unidades do Governo Federal

Iniciativa trará ganhos de segurança e eficiência aos órgãos gestores e possibilitará crédito imediato aos prestadores de serviços

04/03/2024 12:29
Pagamento por PIX copia-e-cola está disponível para mais de 40 mil unidades do Governo Federal
Foto: Agência Brasil

 

A partir desta segunda-feira (4/3), o Tesouro Nacional oferece para mais de 40 mil unidades do governo federal a opção de pagamento por meio de PIX a partir do código copia-e-cola de um QRcode . A novidade possibilitará o pagamento de faturas emitidas por prestadores de serviços que possuam a opção de pagamento via PIX com copia-e-cola, independentemente da instituição financeira emissora da fatura, com processamento instantâneo do pagamento.

Além de ampliar a eficiência e a segurança na gestão de pagamento dos órgãos, a inclusão de mais uma possibilidade de uso do PIX também trará benefícios aos milhares de prestadores de serviços do governo federal, que poderão receber imediatamente o valor do pagamento, já que desta forma há crédito imediato ao favorecido.

Com a adoção da modalidade, eventuais problemas no pagamento da fatura também serão conhecidos de forma imediata, sendo os gestores informados de forma on-line da ocorrência de erro no pagamento, podendo efetuar as devidas correções e pagar novamente no mesmo momento, sem atrasos no crédito do prestador de serviços.

A modalidade de pagamentos por copia-e-cola permitirá, ainda, o recolhimento das novas guias do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que desde 1º de março são emitidas no âmbito do FGTS Digital. De acordo com as regras desta nova sistemática, os pagamentos de guias do FGTS deverão ser obrigatoriamente efetuados por PIX.

A página do FGTS digital , no Portal do Ministério do Trabalho e Emprego, traz informações adicionais sobre esta implementação, destacando que o PIX trará ganhos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização na conta do trabalhador.

Evolução dos pagamentos do governo federal por PIX

A adoção da modalidade PIX a partir do código copia-e-cola é mais um avanço implementado pelo Tesouro Nacional utilizando esse meio de pagamento, em um processo iniciado em 2022 com a implementação do pagamento PIX para um único beneficiário e que atualmente permite o pagamento para listas com múltiplos beneficiários, quer seja por meio de chave PIX ou por domicílio bancário (agência e conta corrente).

Desde então, o órgão tem trabalhado para ampliar as possibilidades de uso desse meio de pagamento, que traz diversos ganhos em termos de eficiência, segurança e transparência.

Confira a seguir os principais benefícios com o uso do PIX:
Instantâneo: Crédito instantâneo ao beneficiário;
Transparente: Confirmação imediata do pagamento e possibilidade de correção de eventuais erros e realização online de novo pagamento;
Seguro: Validação on-line do domicílio bancário do credor por CPF/CNPJ;
Direto: Sem intermediação de instituições financeiras;
Gratuito: Sem pagamento de tarifas bancárias pelos órgãos do governo federal;
Flexível: Possibilidade de pagamento instantâneo com chave PIX ou domicílio bancário (agência e conta corrente), para um único credor ou para uma lista de credores, dispensando o envio de arquivos para os bancos. A partir de março, também para pagamento de QRcode ou copia-e-cola.
Rentável: Recurso permanece na Conta Única até a data do vencimento, ampliando ganhos de remuneração da Conta Única;
Fácil: Rotina operacional simples para realização de pagamentos, similar às demais disponíveis;
Eficiente: Modelo aderente à plataforma de pagamentos amplamente difundida do país;
Capilaridade: Possibilidade de pagamento a mais de 750 instituições financeiras.

Mais informações: Ordens Bancárias e PIX — Tesouro Nacional

Por: Ministério da Fazenda

 

Link: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/pagamento-por-pix-copia-e-cola-esta-disponivel-para-mais-de-40-mil-unidades-do-governo-federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte