MDHC lança programa Envelhecer nos Territórios em dois municípios de Goiás
O titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa esteve nos municípios de Iporá e Itumbiara para lançamento da iniciativa em parceria com os IFs da região
O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, esteve nos municípios de Iporá (GO) e Itumbiara (GO), nos dias 28 e 29 de fevereiro, respectivamente, para o lançamento do Programa Envelhecer nos Territórios na região. A instituição da iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) aconteceu em parceria com os Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e Goiano (IFs). Os dois municípios foram os primeiros dos 13 selecionados para a implantação da política pública.
Durante o evento, Alexandre da Silva ressaltou o direito de envelhecer com qualidade de vida e a importância da parceria com os Institutos Federais. “Os IFs possuem uma capilaridade que nos ajuda com que a política pública chegue até os municípios onde nós queremos implantar o Envelhecer nos Territórios”, afirmou o gestor.
Sobre o Programa, o titular da SNDPI também destacou sua expectativa sobre o empoderamento das pessoas idosas. “Este programa visa ressignificar a forma como o envelhecimento é percebido pela nossa sociedade, para que todos possam entender que pessoas mais velhas têm história de vida, têm biografia, têm papeis sociais importantes e isso deve ser valorizado”, ressaltou o secretário Alexandre.
Alexandre também enfatizou a importância de garantir o exercício da cidadania às pessoas idosas. “Eu tenho visto, em vários encontros pelo Brasil, a ausência de pessoas idosas para falar sobre pessoas idosas e isso gera, em mim, um grande incômodo. Participar desses encontros é algo aparentemente simples, mas existem algumas barreiras para essa parcela da população como a falta de uma condução, a falta de dinheiro para locomoção, a falta de acessibilidade para estar em espaços políticos”, afirmou.
Formação de agentes em DH
O lançamento nas cidades goianas atores políticos da região incluiu uma reunião técnica com representantes municipais e dos IFs com o objetivo de abordar edital que irá selecionar as pessoas que passarão pela formação em Direitos Humanos, sendo 40h de teoria e 80h de prática, para que os bolsistas se tornem, ao final, agentes em Direitos Humanos.
Também estiveram presentes nos eventos, o coordenador-geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Kenio Costa de Lima; os representantes dos Conselhos Municipal e Estadual e da promotoria de justiça do Ministério Público de Goiás.
Próximos lançamentos
Os próximos municípios a receberem o Programa serão Lavras da Mangabeira e Ipueira, no Ceará.
Envelhecer nos Territórios
Instituído em setembro de 2023, o Programa Envelhecer nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que visa à promoção do direito de envelhecer e a garantia dos direitos humanos para as pessoas idosas no Brasil, considerando a importância do local onde vivem e suas referências de vida.
O programa vai avaliar o nível de garantia de direitos das pessoas idosas em todo o país. Outro destaque do programa será o incentivo à criação de órgãos responsáveis pela gestão das Políticas de Direitos Humanos voltadas à pessoa idosa em estados e municípios. A iniciativa também tem como foco a formação de agentes de direitos humanos no território por meio de uma parceria firmada entre o MDHC e os institutos federais de educação.
Os agentes serão inicialmente capacitados e vão consolidar sua formação atuando nos territórios durante o período de um ano, identificando violações de direitos humanos contra as pessoas idosas. De modo intersetorial, eles também farão reuniões com a gestão municipal e o conselho de direitos em parceria com outros órgãos para minimizar essas violências.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte