Relações exteriores

Serviço Federal de Processamento de Dados marca presença no Intermodal South America

Soluções da estatal voltadas ao ecossistema de transporte, logística e comércio exterior foram destaque neste grande evento de integração de experiências

10/03/2024 23:53
Serviço Federal de Processamento de Dados marca presença no Intermodal South America

 

Na última semana, de 5 a 7 de março, a 28ª edição Intermodal 2024 - South America atraiu um público significativo com diferentes atrações, oportunidades de conhecimento e espaços para networking, na São Paulo Expo, com mais de 500 marcas expositoras de mais de 15 países, abrangendo todos os modais de transporte.

As soluções do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de inteligência de Tecnologia da Informação do Governo Federal, foram destaque no evento considerado o maior e mais completo para os setores de logística, intralogística , tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina com as últimas tendências do setor, soluções, serviços e equipamentos, além de muita inovação. No estande da estatal, expositores das áreas de negócio realizaram networking com empresas nacionais e internacionais posicionando a relevância da estatal nesse grande ecossistema.

Cristiane Drumond, titular da Superintendência de Clientes Econômico Fazendário, destaca que o Serpro, como grande empresa do governo federal, é fornecedora de importantes sistemas na área de comércio exterior. “Trouxemos o Integra Comex , solução de grande aderência ao público do Intermodal. Sua tecnologia integrada aos sistemas de cada cliente, permite acesso a dados de comércio exterior de forma consolidada e em tempo real. Ao utilizar a solução, se tem acesso a dados que estão distribuídos em 23 consultas de sistemas do Comércio Exterior: Siscomex Carga; Sistema Mercante; Siscomex Importação e Portal Único do Comércio Exterior”, destacou a superintendente.

Essa plataforma de negócios foi destaque no estande da estatal, por ter informações relativas à exportação, importação ou gestão de cargas, com atualização diária da base de dados diretamente do governo, diversas informações agregadas e possibilidade de checagem automática. Sua grande vantagem é simplificar esse trabalho, automatizando os acessos manuais e eliminando a necessidade de criação e manutenção de robôs, que oneram as empresas e causam lentidão nos sistemas de governo.

Logística

Segundo o s uperintend ente de Clientes Finalísticos, Brenno Bello , este é o terceiro ano consecutivo que a empresa participa dessa feira importante para o setor de logística brasileiro. “Abrimos importantes agendas no segmento portuário e aeroportuário com os produtos Integra Comex e Embarque+ Seguro . A questão da logística continua avançando no Brasil e o Serpro, por ser empresa pública, traz inteligência para os negócios de seus clientes e continua contribuindo fortemente para o desenvolvimento do país”, informou Brenno.

Além dos sistemas de comércio exterior, o Serpro apresentou, em diversos encontros de networking nacionais e internacionais, soluções para a cadeia de negócios dos modais de transportes. O gerente que atende o Ministério dos Transportes, Mauricio Paiva, discorreu sobre o ecossistema de automação de identificação biométrica; reconhecimento facial; soluções da IA; Embarque+ Seguro dentre outras. “ É importante estarmos aqui em um evento segmentado, mas que é voltado para um setor tão estratégico. Essa troca de expertise reforça a intenção d o governo federal de aproximar o governo da sociedade ”, ressaltou.

O evento serviu para olharmos para onde o mercado está indo e nos prepararmos buscando soluções cada vez mais inovadoras e melhores práticas para implementar nos sistemas governamentais do segmento de transportes”, pontuou o gerente de Soluções Digitais de Infraestrutura para Transporte Portuári o e Aquaviário.

Por: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Link: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2024/serpro-intermodal-2024
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte