Sudeste levará 206 delegados culturais para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)
Evento será realizado em Brasília, de 4 a 8 de março
Representantes culturais da região Sudeste marcarão presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece de 4 a 8 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Dos aproximadamente 1.300 delegados previstos para participar do evento, 206 pertencem à região. Destes, 42 são do Espírito Santo, 42 de Minas Gerais, 62 do Rio de Janeiro e 60 de São Paulo. A maior parte deles foi eleita durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura", a 4ª CNC vai reunir mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais, com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.
Uma das delegadas selecionadas é Thammy Carvalho, fotógrafa, ativista cultural, jornalista, pós-graduada em Relações Étnico-raciais, que fará sua estreia na CNC e viajará pela primeira vez a Brasília. Ela trabalha com fotografia e audiovisual há 15 anos e desenvolve um trabalho social chamado Coletivo Cultural Olhar da Perifa no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. O projeto ensina fotografia e audiovisual para jovens, de 13 a 18 anos, da rede pública de ensino da periferia.
“Sou uma mulher preta, periférica, mãe de três filhos e estou muito feliz e honrada de participar da 4ª CNC representando não só a Baixada Litorânea, mas também todas as comunidades do Rio de Janeiro. A participação de mulheres negras dentro do segmento audiovisual é menor que 30%. Trazer esse olhar diferenciado para a conferência é importante, tratando-se ainda do Rio de Janeiro, que é uma das capitais de destaque no eixo cultural”, ressalta.
O Coletivo Cultural Olhar da Perifa foi reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) representando o primeiro ponto histórico da região, sendo na periferia de Cabo Frio.
Do sudoeste de Minas Gerais, em Passos, a quilombola, artesã, pedagoga e mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Eliane Baltazar, começou sua trajetória em prol da cultura desde a juventude quando ingressou no teatro na região metropolitana da capital. Eliane participou de todas as outras CNCs e a expectativa para a quarta edição é alta.
“São dez anos que a gente teve de um silenciamento da cultura. Um evento como esse representa a retomada das oportunidades em vários aspectos, mais investimento em fomento à cultura, inclusive para os trabalhadores do setor, além do engajamento maior da sociedade civil no âmbito nacional”, avalia.
Eliane se destaca pela sua participação ativa em movimentos sociais em defesa dos povos tradicionais e comunidades quilombolas. Atualmente ela integra a coordenação do coletivo Rede de Comunidades Quilombolas da Metropolitana e ainda compõe os grupos de estudos em educação da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais – N´Golo. Além disso, Eliane é uma pessoa atípica, de nível de suporte 1, mãe de dois jovens autistas e avó de um menino autista. “Isso também traz um engajamento ainda maior para que possamos conquistar políticas públicas culturais que atendam também as pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA)”, ressalta.
Participantes
Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência.
Estão sendo aguardados aproximadamente 1.300 delegados/as escolhidos após uma série de conferências regionais realizadas nos municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Eixos temáticos
Nesta edição, serão debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1) Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4), Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5) e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).
Realização
A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, co-realização da OEI e apoio da Flacso Brasil.
Programação
Segunda-feira (4/03)
9h às 18h - Recepção e Credenciamento
9h - Atividades artísticas
12h30 às 14h30 - Almoço e Atividades artísticas
14h30 às 17h - Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores
18h - Abertura Oficial
20h - Festival da Cultura (área externa)
Terça-feira (5/03)
9h às 18h - Recepção e Credenciamento
10h às 12h30 - Reuniões Nacionais de Gestores e Reuniões Nacionais Setoriais
12h30 às 14h30 - Almoço
13h - Atividades artísticas
13h às 21h - Fórum Brasileiro de Direitos Culturais
14h30 às 19h - Plenária de Regulamento Interno da Etapa Nacional
15h às 20h - Lançamentos de Livros
19h às 21h - Atividades Autogestionadas
19h às 21h - Jantar e Atividades artísticas
20h - Festival da Cultura (área externa)
Quarta-feira (6/03)
9h - Atividades artísticas
9h às 18h - Início das Inscrições das Moções
9h às 12h30 - Grupos de Trabalho dos Eixos
12h às 14h - Atividades artísticas
14h30 às 18h - Grupos de Trabalho dos Eixos
15h às 20h - Lançamentos de Livros
19h às 21h - Atividades Autogestionadas
19h às 21h - Jantar e Atividades artísticas
20h - Festival da Cultura (área externa)
Quinta-feira (7/03)
9h - Atividades artísticas
9h às 13h - Plenária dos 6 Eixos Temáticos
12h - Encerramento das inscrições das Moções
12h às 14h - Atividades artísticas
14h30 às 17h - Plenárias dos 6 Eixos Temáticos
15h às 20h - Lançamentos de Livros
17h30 às 19h - Abertura da Plenária Final: Moções
19h às 21h - Atividades autogestionadas
19h às 21h - Jantar e Atividades artísticas
20h - Festival da Cultura (área externa)
Sexta-feira (8/03)
9h - Atividades artísticas
9h às 12h - Plenária final
12h30 às 14h30 - Almoço e atividades artísticas
14h30h às 16h - Encerramento da Plenária final
18h - Festival da Cultura (área externa)
Serviço
4ª Conferência Nacional de Cultura
Data: 4 a 8 de março
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília
Por: Ministério da Cultura
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte