Presidenta da Funai expõe ações do governo para povos indígenas na Voz o Brasil
Joênia Wapichana, originária da comunidade indígena Cabeceira do Truarú (RO), vai detalhar políticas públicas a partir das 19h
O Brasil tem aproximadamente 1,7 milhão de indígenas, sendo Amazonas e Bahia os estados que concentram a maior parte dos originários do País. No Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, A Voz do Brasil recebe a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.
Na entrevista, Joênia Wapichana falará quais são as principais políticas públicas para esse público criadas desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e também fará um balanço dos resultados até agora.
Leia também: Sonia Guajajara: pela primeira vez em cinco séculos, Brasil tem um Ministério dos Povos Indígenas
Outros assuntos são a importância de ter representantes indígenas à frente de cargos com poder decisório e a reserva de 30% das 502 vagas para a Funai do Concurso Público Nacional Unificado.
Por fim, o programa abordará a situação dos Yanomami, em Roraima, onde foi instalada uma Casa de Governo para monitorar a situação e atividades de combate ao garimpo. Joênia Wapichana detalhará ainda o monitoramento de outros territórios indígenas e explicará como é feito esse trabalho.
Joênia é formada em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e foi a primeira a presidir da Comissão de Direitos dos Povos indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Foi também a primeira mulher indígena eleita para a Câmara dos Deputados, em 2018. Antes dela, o único deputado federal de comunidade originária havia sido Mário Juruna (1942-2002), xavante, eleito em 1982 pelo Rio de Janeiro.
Leia mais: Ação em terra Yanomami tem 94% de queda em áreas degradadas para garimpo
Assista à entrevista pelo Canal Gov, a partir das 19h:
Edição: Paulo Donizetti de Souza
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte