Alunos com deficiência visual vão receber 72 mil livros didáticos
Ação do MEC integra o Plano Novo Viver sem Limite e anúncio da iniciativa ocorre por ocasião do Dia Mundial do Braille
A data é celebrada nesta segunda-feira (8/4). Na oportunidade, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) reforça o compromisso de entregar 72 mil livros didáticos a 12 mil alunos cegos ou com deficiência visual no segundo semestre de 2024.
A doação se dará pelo Programa Nacional Livro Didático (PNLD) e é parte das ações do Novo Viver sem Limite – plano nacional apresentado sob coordenação da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC – realizadas com o Ministério da Educação (MEC).
A secretária Anna Paula Feminella relembra que a ação integra o eixo 3 da política pública, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva. “A execução de todas as ações previstas no Novo Viver sem Limite é uma realidade fruto de esforço conjunto e transversal para a superação de barreiras que negam o direito ao exercício da plena cidadania”, afirma a gestora.
Com quatro eixos de atuação, o Novo Viver sem Limite conta cerca de 100 ações e investimento na ordem de 6,5 bilhões. A política pública foi lançada pelo governo federal em novembro de 2023. Já o Dia Mundial do Braille é uma efeméride criada em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem ao aniversário do francês Louis Braille.
Saiba mais sobre o Novo Viver sem Limite
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte