Direitos humanos

Audiência pública vai debater direitos de atingidos em conflitos territoriais e no mundo do trabalho

Iniciativa visa proporcionar um espaço de diálogo e escuta às entidades da sociedade civil e movimentos sociais que defendem os direitos de comunidades e grupos afetados por violações de direitos humanos nos territórios e no ambiente laboral

03/04/2024 11:13
Audiência pública vai debater direitos de atingidos em conflitos territoriais e no mundo do trabalho
Foto: Divulgação

 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), realiza na quinta-feira (4), em Brasília (DF), debate com a sociedade civil sobre os direitos de atingidos em conflitos territoriais e no mundo do trabalho. O encontro, com participação do ministro Silvio Almeida, terá transmissão ao vivo pelo YouTube (@cndhbrasil) do colegiado.

A iniciativa integra as atividades do GTI Direitos Humanos e Empresas e visa proporcionar um espaço de diálogo e escuta às entidades da sociedade civil e movimentos sociais que defendem os direitos de comunidades e grupos afetados por violações de direitos humanos nos territórios e no ambiente laboral.

Além do ministro Silvio Almeida, também integram o grupo autoridades governamentais; juristas; representantes da Organização das Nações Unidas (ONU); movimentos de atingidos por barragens; vítimas de trabalho análogo à escravidão; quilombolas; indígenas; e integrantes de entidades civis em geral.

Os direitos de atingidos em conflitos territoriais se referem às lutas de trabalhadores, pessoas e comunidades que tiveram seus direitos fundamentais ameaçados ou violados devido à atuação de empresas privadas ou públicas, no acesso à terra, à moradia, à dignidade humana, entre outros.

Temas

O tema é fundamental para a condução das discussões sobre a Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas, defendida pela Coordenação-Geral de Direitos Humanos e Empresas do MDHC, liderada por Luiz Gustavo Lo-Buono, que vai participar da mesa de abertura da audiência.

O ministro Silvio Almeida vai compor também a mesa sobre "Direitos para os povos e obrigação para as empresas: contra o racismo e em defesa dos territórios". A programação inclui ainda uma mesa sobre "Direitos para os trabalhadores e obrigações para as empresas: pelo trabalho decente, contra a precarização e o assédio"; e depoimentos de atingidas e atingidos.

CNDH e GTI Direitos Humanos

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) é um órgão colegiado de composição paritária integrante da estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Tem por finalidade a promoção e a defesa dos direitos humanos no Brasil por meio de ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras das condutas e situações de ameaça ou violação desses direitos, previstos na Constituição Federal e em tratados e atos internacionais ratificados pelo Brasil.

Já o Grupo de Trabalho Interministerial Direitos Humanos foi criado em 2023 e pretende, em até seis meses, elaborar a Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas e apresentar proposta de política pública.

Leia também:

GTI abre prazo para registro de eventos autogeridos por entidades sobre direitos humanos e empresas

MDHC define metodologia para ouvir entidades e especialistas para construção da Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas

SERVIÇO:

1ª Audiência Pública do GTI Direitos Humanos e Empresas - Os direitos dos atingidos e atingidas em conflitos territoriais e no mundo do trabalho

Data: Quinta-feira (4)

Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Auditório do Bloco A, Esplanada dos Ministérios - Brasília (DF)

Transmissão ao vivo: YouTube @cndhbrasil

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/audiencia-publica-debatera-os-direitos-de-atingidos-em-conflitos-territoriais-e-no-mundo-do-trabalho
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte