Avança debate sobre Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios
Agentes de políticas públicas serão capacitados pelo governo federal para atuar nos territórios
Como integrar práticas educativas do governo federal para impactar positivamente as comunidades em seus territórios?" A partir dessa questão motivadora foi realizada a primeira reunião do Fórum de Práticas Educativas e Territoriais deste ano. A oficina proporcionou um diálogo centrado nas experiências de vários ministérios com coordenação da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. No encontro, foram organizadas mesas temáticas lideradas por especialistas de órgãos do Governo Federal formando um ambiente para a troca de ideias e experiências.
O Fórum de Práticas Educativas e Territoriais foi constituído para contribuir na elaboração e implementação da política de Participação Social com Educação Popular nos Territórios por iniciativa da Diretoria de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social. A construção do programa prevê articulação com estados e municípios.
Durante o debate de propostas, houve o entendimento de que o primeiro passo é entender os territórios prioritários dos ministérios e identificar as políticas públicas municipais, estaduais e nacionais presentes em cada um deles. O resultado deve ser a integração e a transversalidade das políticas públicas.
Entre as metas sugeridas está a formação e a capacitação de agentes de políticas públicas federais nos territórios que estão sendo contratados em vários ministérios para atuar com educação popular. Com um núcleo de conteúdos comum a todos e, em seguida, específico de acordo com a ação territorial que será efetivada. O trabalho dos agentes será pautado pelo território.
Os participantes das oficinas também levantaram a necessidade de uma comunicação popular que possa alcançar um maior número de pessoas nos territórios. A comunicação dentro do programa também é vista como uma forma de impedir que informações manipuladas possam comprometer o bom desempenho e o resultado do trabalho dos agentes de educação popular nos territórios.
No encerramento da oficina, o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, Valmor Schiochet, apresentou o programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios, iniciativa da SNPS. Segundo ele, a centralidade do território está presente na organização da sociedade civil para construir uma política federal de Participação Social com Educação Popular que chegue nos territórios. E que a abordagem territorial nas experiências dos ministérios para educação popular deve se dar na perspectiva da participação social.
Por: Secretaria-Geral da Presidência da República
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte