Cultura

Brasil assina Memorando de Entendimento com o Festival Internacional de Cinema de Pequim

Acordo foi firmado pelo Festival do Rio na tarde desta sexta-feira (19) e integra a programação da 14ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Beijing

Agência Gov | Via MinC
19/04/2024 17:29
Brasil assina Memorando de Entendimento com o Festival Internacional de Cinema de Pequim
Consolidação do acordo entre festivais ocorreu na tarde desta sexta (19), em Pequim, na China

“Fico muito satisfeito em estar presente para testemunhar a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Festival do Rio e o Festival Internacional de Cinema de Beijing. O Festival do Rio é um dos principais eventos de cinema na América Latina. É uma grande vitrine para a exibição de filmes e para a conexão com agentes de mercado interessados em fechar negócios”, afirmou o secretário-Executivo adjunto do Ministério da Cultura (MinC), Cassius Rosa, durante a consolidação do acordo entre festivais, realizada na tarde desta sexta-feira (19), em Pequim, na China.

A cerimônia integra a programação da 14ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Pequim (BJIFF), um dos dois mais importantes eventos cinematográficos da China, sob gestão do Departamento de Cinema da Administração Nacional de Rádio e TV e pelo Departamento Municipal de Rádio, Cinema e Televisão de Pequim.

Foto: Divulgação

O Ministério da Cultura tem expectativa de que os acordos de coprodução televisiva e cinematográfica sejam em breve ratificados pelo Brasil, para dar ainda mais impulso a parceria no campo da produção entre os países.

Histórico de cooperação

A relação entre os países, no campo audiovisual, teve início em 2017, quando oi assinado o Acordo de Coprodução Cinematográfica Brasil-China. Já em 2023, durante a visita oficial à China do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi assinado o Acordo de Coprodução Televisiva. Os acordos garantem que as coproduções entre empresas brasileiras e chinesas recebam tratamento nacional em ambos os territórios, com acesso aos financiamentos públicos disponíveis em cada país, sendo consideradas produções nacionais nos respectivos mercados.

Por: Ministério da Cultura (MinC)

Link: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/brasil-assina-memorando-de-entendimento-com-o-festival-internacional-de-cinema-de-pequim
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte