Brasil e Colômbia reafirmam estratégias conjuntas para a cooperação em saúde
Declaração conjunta entre os dois países foi assinada em visita do presidente Lula ao país vizinho. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da comitiva
Brasil e Colômbia reafirmaram a importância de trabalhar em conjunto para aprofundar a cooperação em questões relacionadas à saúde. O fortalecimento do compromisso foi ratificado durante agenda do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com o presidente do país vizinho, Gustavo Petro. O encontro ocorreu, na quarta-feira (17), em Bogotá, capital colombiana. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da comitiva do presidente junto a colegas de outras pastas.
Como resultado do diálogo mantido na reunião bilateral, os presidentes firmaram interesse em aprofundar a cooperação em matéria de saúde, especialmente em ações de saúde fronteiriça. Lula e Petro celebraram a retomada, em março de 2024, das reuniões da mesa técnica sobre cooperação em saúde na região de fronteira, e instaram à continuação dos diálogos com vista à implementação de ações conjuntas em benefício das populações da zona de fronteira.
Os chefes de estado também destacaram as ações relacionadas ao reforço da saúde indígena – tema caro à ministra Nísia Trindade. Recentemente, o Brasil iniciou o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). Em 2024, o planejamento abrange 992 aldeias, alcançando mais de 130 mil indígenas. A previsão é aplicar cerca de 240 mil doses dos imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. “A visita nos aproxima da Colômbia em diversas áreas para integrar mais a região e caminharmos cada vez mais juntos”, ressaltou Nísia.
A declaração conjunta dos mandatários também enfatiza a concordância em instruir as entidades técnicas competentes de ambos os países a iniciar a negociação de um acordo de cooperação para aumentar as capacidades locais de produção de vacinas. Este também é um assunto prioritário para o Brasil, que preside o Grupo dos 20 (G20). A criação de uma aliança para a Produção Regional e Inovação foi debatida nas reuniões do Grupo de Trabalho de Saúde do bloco, realizadas em Brasília ao longo da última semana.
A programação da agenda internacional contemplou a inauguração da 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá - a FILBo -, que teve o Brasil como convidado de honra, e o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, promovido pela ApexBrasil e pela ProColombia.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte