Educação

Capes concederá 800 bolsas para extensão em Matemática

Podem participar medalhistas da OBM e da OBMEP e licenciandos que lecionaram por pelo menos dois anos pelo Programa de Iniciação Científica Jr

Agência Gov|Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
04/04/2024 10:26
Capes concederá 800 bolsas para extensão em Matemática
Foto: Luís Fortes - MEC

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou um acordo nesta terça-feira, 2 de abril, com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para a concessão de 800 bolsas de iniciação à extensão. A assinatura ocorreu na sede do Impa, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, Camilo Santana, ministro da Educação, e Denise Pires de Carvalho, presidente da Fundação.

Pela parceria a CAPES concederá os benefícios a estudantes de graduação que passarem por processos seletivos conduzidos pelo Impa. O público-alvo é composto por medalhistas de qualquer edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) matriculados em cursos de bacharelado em Matemática ou em áreas afins, como Engenharias, Ciências e Tecnologia. Também poderão participar licenciandos em Matemática que tenham tido experiência como professores do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) por, pelo menos, dois anos.

 

Imagem: Prédio do IMPA (Agência Brasil)

As bolsas, de R$700, durarão um ano e sua distribuição se dará em duas etapas. A primeira começará neste mês e englobará 400 benefícios. A outra está prevista para abril de 2025, com a metade restante. O investimento estimado para a iniciativa, denominada Programa de Iniciação à Extensão CAPES – Impa/OBMEP (PBIEXT-OBMEP, que substituirá o PIC), é de R$6,72 milhões.

O PBIEXT-OBMEP preparará os estudantes para carreiras científicas e tecnológicas ao aprofundar os conhecimentos em Matemática e desenvolver habilidades para atuarem como professores. Com isso, o Programa fortalecerá a participação de estudantes de graduação em atividades de extensão, propiciará o acesso a uma sólida formação, atrairá pesquisadores para os programas de pós-graduação de Matemática e áreas correlatas e aprimorará a formação desde o início, ao aproximar universidades de escolas da educação básica.

 

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